Hospital será o maior da rede privada do estado, guiado pelos princípios de humanização, acolhimento, qualidade e segurança assistencial
A partir de 02 de maio de 2022, a Bahia passa a contar com um novo conceito, filosofia e infraestrutura de assistência à saúde.Robusto em quesitos já visíveis como arquitetura, infraestrutura e tecnologia, o novo Hospital Mater Dei Salvador se dedicará ao cuidado aos pacientes a partir de um atendimento humanizado, personalizado e diferenciado, principal marca construída pela Rede Mater Dei ao longo de seus 42 anos de atuação.
O novo hospital será o maior da rede privada a serviço dos baianos, que ganham um hospital geral com atendimento integrado adulto e pediátrico em mais de 40 especialidades e em todas as fases da vida, via convênios ou particular. O equipamento integra um projeto conceitual que vai proporcionar à população baiana e dos demais estados da região Nordeste, o jeito Mater Dei de Ser guiado por princípios como acolhimento, qualidade e segurança assistencial.
A chegada do Hospital Mater Dei Salvador inaugura uma nova fase da Rede Mater Dei de Saúde, já que este é primeiro projeto greenfield da instituição, construído do zero, fora de Minas Gerais, onde está presente com quatro hospitais. Além disso, a Rede Mater Dei possui hospitais em Goiás e no Pará. Na Bahia, além do Mater Dei Salvador, a Mater Dei adquiriu há poucos meses o Hospital Emec, em Feira de Santana. A nova expansão reafirma o compromisso da Instituição de oferecer estrutura, tecnologia de ponta e equipes qualificadas, assegurando a qualidade e a excelência nos serviços prestados. O projeto na Bahia inclui um Centro Médico, localizado a 90 metros do novo hospital, que apresenta um conceito moderno e internacional de Centro Integrado de Saúde.
“O Hospital Mater Dei Salvador é um projeto que veio para somar. Nós projetamos levar para Salvador o que há de mais moderno em assistência em saúde no mundo. O que a população pode esperar é um hospital com muita tecnologia, pessoas capacitadas, com compromisso e disponibilidade para atender as necessidades de todos, e um corpo clínico disposto a estabelecer uma relação de confiança com os pacientes, suas famílias e com a comunidade. Nós queremos fazer a diferença na vida das pessoas”, declara o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.
O CEO do grupo destaca que o Mater Dei Salvador traz um conceito de estrutura hospitalar moderna, que integra Hospital e Centro Médico, capaz de oferecer serviços e assistência multidisciplinar, que permitem mais agilidade e conforto para os pacientes. “Vamos oferecer um serviço muito desejado na assistência em saúde, que é a integração entre a atividade primária, com a realização das consultas; a secundária, que é a realização dos exames; a terciária, que são as cirurgias de baixa e média complexidade, e a quaternária, que são as cirurgias de elevadas complexidades, como os transplantes, as cirurgias cardíacas e neurocirurgias, tudo em um único complexo”, explica.
A organização possui os mais altos padrões internacionais de segurança e qualidade nos cuidados, além de ter o compromisso de melhorar continuamente o atendimento aos pacientes.
Colaboradores
A inauguração do Mater Dei Salvador reforça também o compromisso da Rede Mater Dei de Saúde com a qualidade pela vida. Esse cuidado começa dentro da instituição com os colaboradores e os membros do corpo clínico, e reflete diretamente na excelência de atendimento à população. Para isso, a Rede Mater Dei de Saúde investe, constantemente, em desenvolvimento das equipes para se tornarem mais integradas, qualificadas e com sólida formação.
Mais de 90% dos colaboradores contratados para trabalhar no Mater Dei Salvador residem em Salvador. Para muitos deles, esta será a oportunidade do primeiro emprego, fruto de parcerias firmadas pelo hospital com as Obras Sociais Irmã Dulce e com a prefeitura de Salvador, através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). O Mater Dei Salvador montou uma estrutura de treinamento com um Centro de Simulação Realística, para garantir o aperfeiçoamento, segurança e qualidade das práticas profissionais na área de assistência à saúde.
“Os colaboradores da Rede Mater Dei são fundamentais para atingirmos o padrão de excelência da instituição. Em Salvador, eles participaram de treinamentos e fizeram uma imersão na história e na cultura da instituição para conhecer os valores, protocolos e a nossa maneira de atender, com o J eito Mater Dei de Ser. Além da parte técnica, na qual focamos em segurança e qualidade assistencial, temos também um programa voltado para as questões de comportamento, bem-estar e para a atenção emocional do colaborador”, afirma Henrique Salvador.
Corpo Clínico
A Rede Mater Dei de Saúde atua com corpo clínico aberto, ou seja, profissionais de saúde autônomos, aos quais é concedido o direito de usufruir das instalações da empresa, cabendo-lhes praticar todos os atos profissionais dentro dos princípios éticos e humanitários. O corpo clínico do Mater Dei Salvador foi cuidadosamente e minuciosamente estruturado para estar alinhado com os valores, filosofia e princípios da instituição.
“Fomos construindo o nosso corpo clínico dentro do modelo de assistência integrada que nós queremos para atuar no hospital e no centro médico em Salvador. Identificamos e selecionamos as equipes que estão alinhadas à nossa filosofia de qualidade e segurança, com um foco na assistência humanizada”, explica a vice-presidente Assistencial, Operacional da Rede Mater Dei, Márcia Salvador. A alta tecnologia embarcada neste hospital se completa com um corpo clinico – assistencial que entrega aos baianos o que há de melhor em medicina no mundo.
Além de visitar as instalações dos hospitais da Rede Mater Dei em Minas Gerais para um processo de imersão profissional, as principais equipes médicas que vão atuar no Mater Dei Salvador já começaram a participar, de forma remota, das reuniões científicas que ocorrem em Minas Gerais para troca de conhecimento e discussão de casos complexos e dos protocolos de atendimento que serão aplicados na nova unidade.
“É muito importante esta troca de experiências para que tenhamos um alinhamento científico. Não estamos levando apenas protocolos de Minas Gerais, mas também absorvendo o que tem de excelência na medicina baiana. Nós sabemos que existe um corpo clínico altamente qualificado na Bahia. A partir disso, fomos construindo e revendo esses protocolos para serem implantados em Salvador”, afirma.
Pronto-socorro Avançado e Tecnologia de Ponta
O Pronto-socorro é um dos pontos fortes de assistência em saúde da instituição. O setor possui alas separadas para atendimento pediátrico e adulto e foi projetado com uma estrutura ampla, acesso rápido e um sistema de fluxo de atendimento ágil e inteligente, que proporciona mais conforto e segurança para pacientes, acompanhantes, equipes assistenciais e corpo clínico.
Já o parque tecnológico do Mater Dei Salvador possui equipamentos reconhecidos no mercado como os mais modernos disponibilizados atualmente, como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada Multi-Slice, PET-CT, Sala Híbrida, Cirurgia Robótica Da Vinci Xi, dentre outros. A medicina diagnóstica funcionará de forma integrada com todos os setores do hospital, auxiliando as equipes médicas nos diagnósticos e definição de tratamentos.
Centro Cirúrgico
O centro cirúrgico do Mater Dei Salvador está equipado com o que há de mais moderno, podendo executar cirurgias avançadas com equipamentos que vão auxiliar os médicos a garantir melhor precisão e definição nos procedimentos cirúrgicos. Além da cirurgia robótica, com a versão mais avançada do robô Da Vinci Xi com ultrassom acoplado, o centro cirúrgico conta com Sala de Radiologia Intervencionista com tomógrafo dedicado, de forma pioneira na cidade e arcos cirúrgicos avançados. Há também Hemodinâmica em Sala Híbrida para procedimentos minimamente invasivos aos mais complexos.
Centro Obstétrico
O Centro Obstétrico é integrado ao Centro Cirúrgico com assistência completa com humanização, ambiência, segurança e qualidade. De forma pioneira, nos anos 80, a Rede Mater Dei criou um visor na Sala da Família – carinhosamente nomeado pelos pacientes de “Mineirinho” para que os familiares pudessem acompanhar o parto. Em Salvador, a família pode acompanhar esse momento tão especial na sala especialmente chamada de “Camarote”. Além disso, são disponibilizados quartos PPP (Pré, per e pós-parto) e os apartamentos preparados com iluminação e climatização especiais, com o objetivo de trazer o conforto de casa para o hospital, com toda a retaguarda e segurança de um hospital de alta complexidade.
“O robô Da Vinci XI, por exemplo, vai oferecer aos pacientes os inúmeros benefícios desse tipo de cirurgia minimamente invasiva. São ferramentas que fazem com que a cirurgia seja feita de forma mais precisa, com maior definição e com mais qualidade, garantindo uma recuperação mais rápida”, destaca a vice-presidente Assistencial, Operacional da Rede Mater Dei, Márcia Salvador.
Hospital Integrado do Câncer (HIC)
A Rede Mater Dei traz para Salvador um conceito inovador, dentro de uma Unidade Hospitalar, que faz toda a diferença na assistência aos pacientes e seus familiares. Assistência multidisciplinar em um complexo de saúde quaternário, de alta tecnologia, do diagnóstico, ao tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico, por meio de um dos mais modernos Acelerador Linear de partículas Versa HD que possibilita reduzir o número de sessões de Radioterapia em até 80%. Utilizado para o tratamento de diversos tipos de câncer como de mama, pulmão, próstata e tumores intracranianos. Tudo em um só lugar, do tratamento eletivo ao cuidado especial de um pronto-socorro oncológico.
Com isso, o paciente tem a possibilidade de realizar todo o tratamento oncológico em um só lugar com um tratamento personalizado e individualizado.
Serviços de apoio
Central de Material Esterilizado (CME)
Para garantir a segurança dos pacientes durante a realização de procedimentos, exames ou internação e fortalecer a prevenção e o controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs), também conhecida como infecção hospitalar, o Hospital Mater Dei Salvador contará com uma das mais modernas e avançadas Centrais de Material Esterilizado (CME) do Brasil. Localizado no 14º andar da Unidade, o setor possui uma área de 450 metros quadrados, com estrutura robusta e equipamentos de alta tecnologia que realizam ciclos de alto nível de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais e instrumentos hospitalares, com o objetivo de evitar a disseminação de microrganismos como fungos, bactérias e vírus e a contaminação dos pacientes. Além disso, utiliza tecnologias sustentáveis para diminuir os índices de desperdício de água e de consumo de energia elétrica.
Cozinha inteligente
A Rede Mater Dei traz para Salvador tecnologia e melhores práticas de nutrição na entrega do alimento para o paciente. O Serviço de Nutrição e Dietética do Mater Dei Salvador vem com cozinha inteligente que permite automação e conectividade entre os equipamentos, dando mais qualidade à refeição e aumentando a produtividade. Entre os benefícios estão a forma de preparo, manipulação e armazenamento, que proporciona manutenção das propriedades organolépticas dos alimentos (suas características de produtos frescos). Não há perda de nutrientes; o ambiente de produção é mais limpo; há aumento do rendimento; menor tempo de produção; padronização de processos, com equipamento que configura a cocção, grau de cozimento, coloração e temperatura, proporcionando redução de desperdícios de alimentos, economia no uso de água, luz e gás, fácil manuseio e higienização.
Parceiros
A Rede Mater Dei reforça também o trabalho transparente, o compromisso ético e respeito pelos parceiros, fornecedores e operadoras de planos saúde, visando assegurar a qualidade de atendimento para seus pacientes em Salvador, repetindo a parceria de sucesso que a instituição tem com todas as empresas há 42 anos em Minas Gerais.
“Iniciamos as conversas com as operadoras de saúde que atuam na Bahia há dois anos, quando as obras do hospital foram iniciadas, para entender as demandas do mercado e a necessidade dos seus usuários. Conversamos também com muitos clientes de Salvador para levarmos serviços que façam a diferença. O que podemos garantir para as operadoras de saúde parceiras e seus usuários é um atendimento diferenciado e personalizado”, garante a vice-presidente Administrativa Financeira e Comercial, Maria Norma Salvador.