Precursora na área, a fundadora da Senzi Consultoria Luminotécnica mostra dificuldades enfrentadas no início
Neide Senzi, fundadora da Senzi Consultoria Luminotécnica, participou da série “1 Década de Influência”, realizada pela plataforma Healthcare World do Grupo Mídia. A executiva conversou com Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia, sobre assuntos desde a sua infância até a importância da iluminação em ambientes de saúde.
Natural de Catanduva, 380 km da capital de São Paulo, Senzi aproveitou muito a liberdade que uma infância em cidade pequena proporciona. “Eu sempre podia andar de bicicleta, ir em fazendas, rios e praças. E brinquei muito com tijolo, barro, cimento e aproveitei bastante”, recorda.
A arquiteta também acredita que sua vocação para a arquitetura se deu muito por conta das brincadeiras da época.
“Enquanto todo mundo brincava de casinhas com os modelos de plástico, eu construía as casinhas com tijolo, cobria com papelão e até reforçava a estrutura com massinha de cimento”.
Dessa forma, Neide cursou Arquitetura em Mogi das Cruzes, mas só descobriu a arquitetura hospitalar após uma especialização na Universidade de São Paulo (USP). Foi essa perspectiva que abriu seus olhos para a área da iluminação, tendo como mestres os grandes nomes da arquitetura e design de interiores.
Durante essa época de aprendizados, Neide descobriu sua paixão pela área de iluminação, ainda pouco conhecida na época.
“A arquitetura me levou para a área de iluminação, porque eu considerava a luz muito importante nesse aspecto do visual geral, de perspectiva, de percepção e reação emocional”.
Quando abriu a Senzi Consultoria Luminotécnica, se viu logo de cara com grande desafio: conceituar o mercado da importância de um projeto de iluminação feito por um profissional da área. “Sofremos muito preconceito e falta de confiança, mas ainda bem que abriram as portas”, agradece.
Assista abaixo a entrevista completa com Neide Senzi, fundadora da Senzi Consultoria Luminotécnica.