Investimento do Hospital duplica número de leitos e moderniza estrutura
Com cerca de 99% da população coberta pela atenção básica à saúde, o estado do Piauí fica acima da média nacional no quesito, que é de 76%, segundo o IEPS Data.
Uma das instituições de Saúde que contribuem para o estado atingir esse número é o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (HRSDA), localizado na cidade de Uruçuí, sendo responsável por atender mais de 11 municípios da região conhecida como Tabuleiros do Alto Parnaíba.
Recentemente, visando aumentar e modernizar o atendimento para os pacientes da região, o HRSDA realizou uma grande reforma nas suas instalações, por meio da otimização e ampliação do espaço físico e de investimentos em tecnologia e inovação.
O diretor-geral do Hospital, Patrick Firmino de Neiva Costa, comenta sobre a principal novidade. “Este novo espaço no HRSDA é um modelo multidisciplinar e eficiente com espaços para os serviços de urgência e emergência.”
Com a ampliação, o hospital passa a contar com 51 leitos modernos para o atendimento dos pacientes. Também foram criados novos consultórios para clinicas especializadas, nas áreas de Psicologia, Clínica Médica, Obstetrícia e Pediatria – serviços essenciais para contribuir efetivamente na melhora da Saúde da população.
Nesse movimento, também foi construída uma nova sala de diagnóstico, atendendo a todas as exigências de segurança, com equipamentos novos e modernos.
A parte externa do espaço recebeu uma nova área de embarque e desembarque de pacientes e, também, novas instalações para o tratamento correto dos resíduos hospitalares.
Otimizando estruturas
Costa conta que, além da ampliação, o hospital também passou por uma atualização e otimização da sua antiga estrutura. Uma dessas otimizações foi a transferência do setor administrativo do HRSDA para um anexo nas proximidades.
“Através dessa estratégia foi possível duplicar o número de leitos e melhorar o atendimento hospitalar com a criação de novos postos de enfermagem”, explica o diretor-geral da unidade. Ele afirma que essa alternativa também proporcionou melhorias para a rotina de trabalho da gestão administrativa.
Nesse sentido, os profissionais do centro cirúrgico também contam, agora, com um ambiente de trabalho mais adequado no hospital, explica Costa.
Isso se deve ao deslocamento e otimização do local, que saiu de um espaço improvisado para instalações especializadas, que atendem as normativas e contam com novos equipamentos.
Dessa forma, além da melhoria para os colaboradores, há incremento na segurança dos pacientes que realizam procedimentos cirúrgicos no HRSDA, afirma Costa.
Reformas virtuais
Ferramenta bastante utilizada pela instituição na pandemia da Covid-19, a telemedicina é um dos investimentos para a modernização do hospital.
Dentro desse aspecto, Costa cita o serviço de consultas especializadas e a disponibilização online dos resultados de exames laboratoriais e de imagens como avanços importantes no fornecimento de informações dos pacientes para os profissionais de Saúde do hospital.
Ainda nesse contexto, outras melhorias citadas foram: a digitalização dos prontuários e documentos hospitalares e a criação de um sistema de estatísticas baseado nas informações coletadas digitalmente. Em complemento às inovações em tecnologia, o diretor-geral do HRSDA comenta:
“Inovar não é somente a introdução de ferramentas tecnológicas. Ela representa uma melhoria estrutural e de processos, com uma evolução na rotina da instituição de saúde. Nesse sentido, a inovação contribui de forma efetiva para a produtividade da equipe, reduzindo erros e retrabalhos .”