Rejane Dias, Gerente de Marketing da ABIMO, aposta em ferramentas online frente à Covid-19
Fundada em 1962, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) carrega como si a missão de representar e promover o crescimento sustentável da indústria brasileira de produtos para a saúde no mercado nacional e internacional.
Para isso, a Associação conta com um setor de Marketing e Comunicação de forte atuação na disseminação de informações de qualidade ao segmento.
No entanto, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a ABIMO precisou adaptar sua comunicação e mudar o planejamento do setor.
Abaixo, você confere a entrevista completa com a Gerente de Marketing da ABIMO, Rejane Dias, sobre as mudanças na Associação, as estratégias e o olhar para o futuro pós pandemia.
GM: Se for possível traçar um paralelo antes e depois da pandemia, quais são as principais transformações que a COVID-19 trouxe para o setor de comunicação e marketing da empresa? De que forma a COVID-19 impactou este setor?
A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) possui grandes iniciativas de apoio ao setor e utiliza os mais diversos canais de comunicação para auxiliar e orientar seus associados.
Antes da pandemia de Covid-19, a atuação era concentrada na execução de projetos para o desenvolvimento setorial, como ações junto aos órgãos de fomento, entidades, governo, realização de feiras e participação ativa em eventos.
Atualmente, a ABIMO conta com quatro newsletters que abordam temas diretamente ligados à atuação da Associação no setor: Acontece na ABIMO, de periodicidade semanal, com novidades, entrevistas, parcerias e apoios.
Temos uma edição quinzenal voltadas para feiras internacionais e exportação. Produzimos também um informativo bimestral para o sindicato da indústria (SINAEMO), além de uma edição especial que é enviada aos associados após a participação da ABIMO em feiras e eventos.
No primeiro trimestre deste ano, foi lançada a ABIMO em Revista, disponível on-line por meio de uma plataforma interativa e por aplicativo para smartphones com sistemas Android e iOS, além de um relatório setorial completo.
Todo o trabalho é desempenhado por uma equipe interna dedicada para manter todas as informações, identificar oportunidades e fornecer notícias atualizadas para nossos associados: a área de comunicação da ABIMO engloba, além do Marketing, uma jornalista interina, assessoria de imprensa, uma agência para redes sociais e um economista.
O início da pandemia promoveu uma transformação muito rápida na indústria de dispositivos médicos, além de grandes desafios, já que resoluções e pleitos foram alterados da noite para o dia e outros novos tornaram-se cruciais para suprir a falta de componentes e equipamentos de saúde.
Diante deste panorama, havia a necessidade de avanços imediatos em tecnologia e inovação, além da obtenção de crédito e financiamentos para a sobrevivência do setor.
Com isso, os esforços e ações, incluindo o marketing e a comunicação da entidade, seriam determinantes na escolha de ferramentas assertivas para o planejamento da reengenharia setorial.
As reuniões mensais da diretoria passaram a ser semanais, o que ajudou no entendimento do cenário e também de que forma deveríamos atuar para apoiar as necessidades latentes e iniciativas da indústria, como a reconversão industrial.
Com isso, foi lançado um informativo diário criado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Os cursos oferecidos pela Associação foram organizados no formato on-line, além de setorizarmos o atendimento e o envio de informações aos associados. Até o fim do ano, os apoios aos eventos serão apenas para os modelos virtuais.
A comunicação à imprensa tornou-se muito mais pró-ativa, permitindo que a ABIMO se tornasse fonte e a principal porta-voz do setor, um dos mais importantes no enfrentamento da pandemia de Covid-19, com destaque para nossos principais interlocutores.
GM: Ainda sobre o atual contexto que estamos vivendo, quais foram as principais oportunidades identificadas pelo setor de mkt e co.?
Muitos materiais de comunicação que eram produzidos anteriormente foram colocados em stand by, até que o retomada das atividades e das nossas participações em feiras e eventos voltem a ter sinergia.
Alguns materiais e iniciativas foram revistos e percebemos que outros, a partir do atual contexto, já fazem parte da nossa realidade e foram incorporados de forma natural e benéfica para todos.
O objetivo é continuar investindo nos canais on-line para reuniões, cursos, lives e envios de informações por meio de um canal direto, como o whatsapp, consolidando ainda mais o relacionamento do setor com a entidade.
O planejamento das lives em torno de projetos que tragam o desenvolvimento, de forma objetiva e qualitativa, se mostrou um sucesso, já em sua estreia. Trabalhar assuntos que permitam um panorama setorial em um formato bimestral, também será uma novidade.
A ABIMO terá um novo projeto de CRM e vamos trabalhar para entender o momento pós-pandêmico, desenvolvendo pesquisas voltadas ao apoio para a retomada da indústria.
GM: Como estão voltadas as ações de mkt da empresa em tempos de pandemia?
O foco principal é o atendimento das necessidades mais latentes para a informação, voltada aos canais digitais, além do apoio e desenvolvimento dos temas relacionados ao governo e à imprensa.
De forma oportuna e incisiva, mediante a importância da indústria nacional e as suas dores, procuramos levar aos mais diversos canais a nossa realidade e o que precisamos transformar para que a discussão sobre o assunto, seja regulatório ou ações governamentais, venha cada vez mais à tona.
GM: Na sua opinião, qual o papel que o mkt tem desempenhado neste contexto de pandemia? Como a empresa tem se diferenciado a fim de valorizar e potencializar sua marca no mercado?
O papel de ouvir, avaliar e tomar decisões para entregar com qualidade o que é preciso dentro do que é possível. Seja o tratamento de uma informação, um contato, uma ideia, uma parceria ou um projeto. O básico nunca foi tão importante e tão valorizado e ele vem das relações, da troca de informações, do entendimento daquilo que se passa com cada setor e suas necessidades. Só fazendo parte deste universo é que vamos ter entendimento de como fazer diferença para todos.
GM: De que forma o mkt e co. da empresa vem atuando a fim de reforçar a responsabilidade social da empresa, uma vez que esse fator torna-se de grande valor para a imagem da marca?
Complementando a resposta acima e respondendo esta pergunta, foi assim que surgiu a campanha Todos pela Odontologia, lançada no momento mais crítico para este setor e no pico da pandemia.
Um projeto idealizado pela ABIMO que reuniu grandes empresas, entidades de classe, associações e profissionais de destaque do segmento, para criar um serviço de informação e de educação aos cirurgiões-dentistas num momento de alto risco de contaminação pela Covid-19.
O objetivo é orientar profissionais e pacientes quanto às medidas de segurança necessárias para os atendimentos, além de fornecer informações que colaborem com o crítico momento econômico e administrativo.
GM: Assim como a pandemia está transformando nossas relações interpessoais, como a COVID-19 tem impactado o mkt? Como esse setor sairá depois com o novo normal?
A Covid-19 tem acelerado a inovação do setor. Nunca tivemos que nos adaptar tão rápido em relação ao nosso dia a dia, ao estresse das inúmeras mudanças, em sermos ágeis e criativos em meio a tantas informações, lives, notícias e ainda se envolver com o cuidado necessário para uma entrega de resultado.
Certamente sairemos muito mais adaptados, melhores ouvintes e com ampla visão para tomada de ações mais objetivas e práticas.
GM: Há mais alguma informação que gostaria de salientar?
Em breve, lançaremos um plano de comunicação para valorização da produção nacional. Convido a todos que sigam nossas redes e o apoiem em nossos canais.
Leia mais sobre as estratégias de Marketing pelo olhar de cada especialista.
O marketing estratégico frente ao Novo Normal
Guilherme Batimarchi, do Marketing na APOIO Ecolimp e ABCIS, fala sobre os impactos da Covid-19 no segmento
Roger Spalding, da Air Liquide Brasil e América Latina, fala sobre visão 360ª na Comunicação Corporativa
“Todo novo dia é um novo normal”, afirma Felipe Balestrin, da COMPASS, sobre os impactos da Covid-19
Renato Suzuki, da Sandoz, fala sobre a aceleração da jornada digital em tempos de pandemia
Caroline Silva, da Avaya, fala sobre as exigências tecnológicas impostas pelo isolamento social
Marketing do Grupo São Cristóvão Saúde cria planejamento completo frente ao novo coronavírus
Em tempos de pandemia, Comunicação do Hospital Moriah investe em ações voltadas à promoção da Saúde
Covid-19 acelerou a digitalização das ações de marketing, afirma Claudio Curvelo, da Fanem
Esta matéria e muito mais você confere na edição 69 da Revista Healthcare Management!