Rotina de sono na UTI Neonatal acelera recuperação do bebê prematuro

A qualidade do sono tem reflexos no equilíbrio do sistema imunológico, na regulação hormonal e no desenvolvimento intelectual do ser humano. Se para adultos e crianças dormir bem é tão importante, para os bebês – principalmente os prematuros – é indispensável. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), os recém-nascidos recebem atenção especial por meio do Protocolo Hora da Soneca, que proporciona momentos planejados de sono diariamente.

Durante a gestação, o bebê permanece 80% do tempo em sono profundo, o que favorece o desenvolvimento cerebral e a maturação do organismo. Por isso, quando o nascimento ocorre de forma prematura, a criação de uma rotina de descanso precisa ser estimulada. “Promovendo momentos de sono, sem a interrupção frequente por procedimentos ou atividades da UTI, influenciamos o desenvolvimento e minimizamos o stress”, explica o coordenador da UTI Neonatal, Dr. Ênio Torricillas.

São quatro horários ao longo do dia: um pela manhã, um a tarde e outros dois durante a madrugada. Nesses momentos, as luzes principais são apagadas e o volume do telefone reduzido. As portas ficam fechadas e são sinalizadas com placas indicando a Hora da Soneca. “Trabalhamos para oferecer silêncio absoluto durante os períodos de repouso, atendendo os alarmes logo ao primeiro toque e evitando inclusive manusear o bebê se não for extremamente necessário”, completa a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, Paula Mara Bordim Lopes.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS