De acordo com a pesquisa DataFolha divulgada no último dia 11 de setembro, a saúde é a segunda maior preocupação dos brasileiros e foi citado por 23% dos entrevistados. O primeiro turno da eleição presidencial acontece no próximo domingo, dia 7 de outubro. Conheça as propostas dos principais candidatos:
Alvaro Dias (Podemos)
Alvaro Dias defende a criação de Médico Federal e a racionalização da rede de prestação de serviços de saúde. Além disso, pretende eliminar a cobrança de impostos a medicamentos genéricos até 2022.
Cabo Daciolo (Patriota)
O candidato do Patriota quer aumentar a quantidade dos leitos de internação e de UTI. Também deseja criar carreira de Estado para médicos que atuam na rede pública e atualizar a tabela do SUS.
Ciro Gomes (PDT)
O pedetista defende implantação do prontuário eletrônico e a revogação do teto de gastos. Além disso, Ciro sugere reorganizar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atenção básica.
Fernando Haddad (PT)
Haddad sugere criar um programa nacional de saúde para idosos, aumentar o investimento público em saúde para 6% do PIB. Além disso, deseja informatizar o prontuário do paciente do SUS.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Com propostas semelhantes, Alckmin quer informatizar o SUS com o objetivo de reduzir despesas e facilitar o acesso ao usuário. Além disso, o ex-governador de São Paulo defende alterações econômicas para democratizar a saúde.
Guilherme Boulos (PSOL)
Em suas propostas, o candidato do PSOL defende aumentar o financiamento federal na Saúde para 3% do PIB. Além disso, quer estabelecer um teto de espera para consultas e procedimentos na atenção especializada.
Henrique Meirelles (MDB)
Meirelles também defende a implementação do prontuário eletrônico, além da criação de um cartão eletrônico individual para atendimento online. O candidato do MDB deseja recuperar economicamente hospitais filantrópicos e das Santas Casas.
Jair Bolsonaro (PSL)
Assim como os demais candidatos, Bolsonaro defende o prontuário eletrônico. Além disso, incentiva a atenção à saúde bucal das gestantes para evitar partos prematuros.
João Amoedo (NOVO)
Amoedo deseja ampliar as parcerias público-privadas e com o terceiro setor para a gestão de hospitais. Também defende expandir e priorizar programas de prevenção como clínicas de família.
Marina Silva (Rede)
A candidata da Rede quer dar maior atenção à saúde mental e ampliar o programa Saúde da Família com mais especialidades.