O Hospital São Luiz Campinas, da Atlântica D’Or, foi reconhecido com o Angels Award na categoria Gold, prêmio internacional que destaca hospitais com excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A conquista posiciona a unidade como referência na linha de cuidado para a doença no Brasil e no mundo.
O reconhecimento veio após uma análise criteriosa de indicadores quantitativos e qualitativos, conduzida por uma consultora especializada.
Os dados são inseridos em uma plataforma global, que permite comparar o desempenho do hospital com o de centros nacionais e internacionais.
Entre os diferenciais da unidade no atendimento ao AVC estão a equipe especializada disponível 24 horas por dia e a realização de trombólise endovenosa e trombectomia mecânica, procedimento minimamente invasivo indicado para casos graves de AVC isquêmico.
Além disso, possui uma UTI neurológica com leitos e equipe dedicada e treinada para os diversos tipos de AVC e demais doenças neurológicas.
A linha de cuidado ao AVC da unidade é gerenciada por um neurologista vascular especializado e reúne todas as lideranças, perpetuando uma cultura de segurança, qualidade e melhoria contínua.
A excelência da linha de cuidado ao AVC do São Luiz Campinas já havia sido reconhecida em 2024, durante avaliação da Joint Commission International (JCI) – principal certificadora de qualidade em saúde do mundo –, quando o setor foi apontado como um dos destaques da unidade.
O São Luiz Campinas foi o primeiro da região a conquistar a certificação da JCI.
“O prêmio reforça nosso compromisso com a qualidade e a agilidade no atendimento ao AVC, condição em que cada minuto conta para salvar vidas e reduzir sequelas”, afirma Alessandro Sousa, neurologista vascular, coordenador da linha de cuidado ao AVC.
A doença ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, seja por obstrução (AVC isquêmico) ou rompimento de um vaso (AVC hemorrágico).
A condição é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de pessoas sofrem um AVC por ano no mundo e, no Brasil, são mais de 400 mil casos anuais. Diagnóstico e tratamento rápidos são fundamentais para o prognóstico do paciente.
Programa Angels
A premiação faz parte do Programa Angels, iniciativa internacional da farmacêutica Boehringer Ingelheim que busca qualificar centros de AVC já existentes e apoiar a implementação de novos serviços especializados.
Mais de 150 hospitais brasileiros e 2.800 no mundo integram o programa, criado na Europa e lançado na América Latina em 2018.
O Angels Award reconhece instituições comprometidas com a melhoria contínua do atendimento ao AVC.
Os hospitais são avaliados com base na estrutura, no monitoramento de indicadores e nos resultados obtidos, sendo classificados nas categorias Ouro, Platina e Diamante.