Servix propõe ao Hospital da Criança de Brasília infraestrutura de Backup Híbrida

Servix propõe ao Hospital da Criança de Brasília infraestrutura de Backup Híbrida

As organizações de assistência médica estão cada vez mais em busca de maior eficiência nos seus processos e ao mesmo tempo precisam atender as necessidades críticas de TI, incluindo maior segurança, proteção de dados confidenciais de pacientes e atendimento à conformidade normativa, principalmente após a promulgação da lei que prevê a digitalização de todos os prontuários médicos.

Diante desse cenário, o crescimento de migração de dados na nuvem no setor de saúde tem se destacado, e a adoção de soluções de nuvem híbrida que combinam serviços de nuvem pública e privada foi a escolha do Hospital da Criança de Brasília Jose Alencar (HCB).

Vanderlei Calejon, presidente da Servix
Vanderlei Calejon, presidente da Servix

“A instituição buscava uma solução de backup de dados, com um diferencial de repositório em nuvem para garantir resiliência de forma offsite”, conta Vanderlei Calejon, presidente da Servix, empresa responsável pela implantação do projeto.

 

Com apenas um datacenter, o hospital constatou que o custo de produzir um segundo centro de dados somente para a replicação seria impropério. Dessa forma, a solução proposta foi uma infraestrutura de Backup Híbrida, com console de gerenciamento único, mas com repositórios on-premises e na nuvem, viabilizando os requisitos da necessidade da instituição a um custo muito menor.

Segundo Calejon, o maior desafio desse projeto foi ajustar o formato de cobrança da nuvem, que é variável por consumo e outras métricas no período para o formato desejado pelo HCB, que é de custo fixo mensal. “Após análises do tipo de dado e ajustes na arquitetura no que tange à movimentação destes, foi possível chegar a um modelo otimizado e de baixo risco”.

A Servix ofereceu uma solução de ponta com agilidade de implementação e excelência de serviço prestado ao HCB, que passa a desfrutar de inúmeros benefícios financeiros e tecnológicos.

“É importante que os hospitais também se adequem às regulamentações de compliance como a HIPAA [Health Insurance Portability and Accountability Act], que incluem a garantia de retenção de dados médicos por até 20 anos e replicação offsite”, avalia o executivo. Considerada um integrador de longa data, com expertise nas soluções oferecidas, a Servix trabalha e foca nos players líderes de mercado para proporcionar o que há de mais avançado e seguro. “Fomos buscar os melhores parceiros e as melhores ferramentas para ajudá-los nesse processo. E para garantir diretamente a segurança dos dados, temos desde Política de SI, passando por capacitação de sua equipe até o estabelecimento de níveis de acesso à informação”, diz.

 

Para o mercado de saúde, a empresa promete nesse ano de 2020 aproveitar as ferramentas constituídas pelo ecossistema de suas soluções para fornecer ofertas conjuntas onde a nuvem agregue funcionalidades nas ferramentas já em uso no cliente. Focar e se desenvolver em Cyber Segurança também é meta da Servix, com objetivo de trazer cada vez mais soluções consolidadas que vão gerar valor e benefícios aos usuários.

“A Servix vê o mercado de tecnologia voltado para a área da saúde com bons olhos, nós entendemos que cada vez mais, o uso de big data, inteligência artificial, IoTs, acesso remoto, armazenamento das informações de forma instantânea e de soluções na nuvem irão fazer parte da evolução desta área”, conclui Vanderlei Calejon.

*matéria publicada na edição 67ª da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Nenhum conteúdo disponível
Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS