Neto, filho e pai de médicos o anestesiologista José Mariano Soares de Moraes, iniciou sua trajetória na Saúde em 1979, quando se graduou em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O desejo em fazer a diferença no setor fez com que o executivo liderasse um grupo de médicos em Juiz de Fora (MG), numa parceria iniciada na década de 1980 para um novo investimento.
Nascia, em 1994, o Monte Sinai, complexo hospitalar inaugurado com o objetivo de recriar o mercado da saúde para profissionais que antes não tinham alternativa, além de serem funcionários ou buscarem melhor posição em grandes centros. Inicialmente, o projeto empreendedor resultou no Hospital Monte Sinai com diversos sócios e corpo clínico aberto.
Anos depois, Dr. Mariano lidera o projeto da criação da Faculdade Suprema com o objetivo, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação exclusivamente na área de Saúde (Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Enfermagem), que hoje, já possui campi em três estados (Suprema Juiz de Fora/MG e Suprema Três Rios/RJ e Humanitas, em São José dos Campos/SP).
O Monte Sinai, hoje, compõe um complexo hospitalar com mais de 70 mil m² de área construída, com projeto arquitetônico arrojado, tornando-se destaque em diagnóstico, pioneiro em técnicas, alto investimento em tecnologia aplicada à Saúde, tendo como principal vocação a alta complexidade médico-hospitalar.
O Hospital, inaugurado há 26 anos, ajudou a direcionar o cuidado assistencial para outros empreendedores da área, tornando Juiz de Fora um polo da Saúde para uma região que abrange mais de 2,5 milhões de pessoas na Zona da Mata Mineira e parte do Estado do Rio de Janeiro.
Para dar vida a todo o empreendimento, Moraes, presidente da Instituição, aposta na inovação como principal característica da reputação do Monte Sinai. Cada passo em direção ao crescimento foi consciente, acreditando que a evolução não aconteceria sem as parcerias que formou em cada novo projeto e não se consolidaria sem reinvestir continuamente no empreendimento com um objetivo: o sucesso coletivo.
O resultado desse esforço se dá no pioneirismo na gestão de qualidade, tendo sido o primeiro a conquistar a acreditação hospitalar pela ONA, em Minas, em 2003, e entre os 15 primeiros do Brasil a conquistar a certificação. E hoje, já renova há mais de dez anos o nível máximo de acreditação, além de ter certificação internacional pela NIAHO (NationalIntegratedAccreditation for Healthcare Organization).
Atuação no setor
Além de comandar o complexo Monte Sinai, Moraes também é presidente do Conselho Diretivo do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), Instituição que reúne uma qualificação rara em seu nicho do país, caracterizando-se como uma entidade filantrópica, 100% SUS, hospital de ensino e com ONA Nível III.
Reconhecido como empreendedor visionário na Saúde, Moraes é diretor financeiro do plano de saúde Sabin Sinai, operadora considerada um player inédito na Saúde Suplementar brasileira. O empreendimento nasceu há mais de 20 anos, pelas mãos do executivo, como Vita Assistência à Saúde, atuando como plano de autogestão de grandes empresas como a siderúrgica Arcelor Mittal e Mercedes Benz (fábrica de Juiz de Fora).
Mais tarde, passou a ser o plano (Saúde Sinai) das empresas do Grupo, até em 2018 se tornar parceiro do Hospital Albert Sabin, antes seu principal concorrente na cidade. Unidos, hoje como sócios igualitários numa proposta arrojada de verticalização, as duas instituições, referência em gestão hospitalar, passaram a conduzir o projeto de uma operadora, tornando-se destaque no segmento.
Focado nos próximos passos, o presidente do Monte Sinai ressalta a importância planejamento e estratégia de crescimento, mas com a necessidade de viver-se uma etapa de cada vez. Em cada fase de crescimento, Moraes procura viabilizar financeiramente a estrutura por meio do trabalho contínuo diário, de muito desprendimento.
Além disso, Moraes acredita que excelência da Instituição só é possível por causa do comprometimento do time com a entrega do melhor resultado possível, com a maior segurança possível, compatível com a realidade.
Assista a entrevista completa com José Mariano Soares de Moraes, presidente do Monte Sinai.
Essa matéria e outras você confere na edição 72 da Revista Healthcare Management.