A escolha de um software de gestão adequado às necessidades das clínicas é, atualmente, um dos principais avanços no modelo de negócios quando o assunto é transformação digital. E ter um parceiro de tecnologia para apoiar a jornada de transformação dos processos é a chave para o sucesso e evolução do setor.
Clínicas populares
É o que Fábio Melo, gerente de Mercado, das verticais Clínicas e Hospitais da Benner, coloca como “saúde de varejo”. “Por se tratar de um modelo de negócio novo e ainda pouco explorado, é natural que algumas dessas clínicas tenham pontos de melhorias na gestão”, explica o gestor.
Os preços considerados populares variam em média de 25% a 40% dos preços cobrados por serviços particulares, adaptando-se à realidade de seu público-alvo. Mas engana-se quem crê que isto se reserve à parcela populacional dependente dos serviços do SUS apenas.
Em pesquisa recente do Diário Comércio Indústria e Serviços (DCI), de 6.419 pessoas que possuem plano de saúde, 31,2% disseram ter realizado alguma consulta ou exame em uma clínica popular. Destes, 32,4% foram motivados pelo preço e 21,8%, pela qualidade no serviço prestado. Como custo é um desafio para este tipo de negócio, ter ferramentas que permite toda gestão integrada sem uso de papel é essencial.
Gestão digital
A necessidade de uma gestão otimizada, pouco burocrática e que não acarrete no aumento dos custos e, consequentemente, nos preços, recai sobre os softwares, aptos a cumprir a função.
“O software é parte integrante de todos os processos internos, tanto de atendimento, clínico, pagamento e apuração de resultados”, conta Melo. “E é justamente para auxiliar nesse processo de adaptação que é recomendado o uso de um software específico para o segmento.” O software direcionado às clínicas populares compreende desde o sistema de pagamento até o prontuário eletrônico.
Sistema de pagamento na entrada e saída do paciente
“O software de gestão de clínicas populares deve possibilitar que sejam registrados todos os eventos desde o agendamento, atendimento e recebimento e os pagamentos, bem como o controle do que deverá ser executado futuramente”, explica o gestor.
O processo funciona ainda como workflow, e garante o atendimento de excelência. “Ele deve também possuir integração entre os aplicativos, possibilitando que todos os itens aplicados durante o tratamento sejam automaticamente inseridos no prontuário eletrônico estejam visíveis no aplicativo de para cobrança, evitando falhas e perdas nos processos.”
Repasse de pagamento a profissionais
A funcionalidade do repasse é considerada um dos fatores essenciais para que exista mais controle sobre o direcionamento dos valores corretos aos profissionais corretos. “Como existem diversos modelos de remuneração por produtividade, o software de gestão de clínicas populares deve proporcionar uma variedade de parâmetros para atender a respectiva negociação entre prestador e contratante.”
Organização de fluxo interno
Uma das principais funcionalidades do sistema para clínicas populares, a organização de fluxo possibilita que sejam monitorados em um só lugar o processo de check-in, a chamada através de painel eletrônico, o totem de autoatendimento e o controle de espera e cada fase de atendimento, da recepção à medicação.
Prontuário eletrônico + assinatura digital
Neste modelo de negócio, esclarece Fábio Melo, a utilização de prontuários eletrônicos únicos que trabalhem com conceitos de medicina baseados em evidências e possuam assinatura digital é imprescindível. “O software deverá trabalhar integrado em praticamente todos os fluxos, garantindo que as informações referentes ao paciente fluam entre os profissionais de saúde” explica.
Assim, além de agilizar o atendimento de modo geral e melhorar a análise de cada caso, o processo também passa a oferecer mais segurança tanto ao paciente quanto ao médico ou colaborador envolvido no atendimento.
Múltiplas estruturas financeiras
Um sistema financeiro centralizado capaz de suportar múltiplas estruturas, empresas e transmita segurança para efetivar processos também faz parte do Software para Clínicas Populares da Benner. “É possível gerenciar processos e documentos de contas a pagar, receber, repasse a terceiros, além da possibilidade de conciliação bancária integrada à contabilidade.”
Demanda e oferta
Com a necessidade latente do setor, novos empreendedores, interessados em ingressar nesse segmento, começaram a aparecer no mercado. Mas, se tratando de um novo modelo, ainda pouco explorado, os problemas parecem surgir com a mesma velocidade. “Da falta de experiência dos gestores ao baixo conhecimento dos processos, encontrar ferramentas sistêmicas que atendam às necessidades específicas deste modelo também tem sido um desafio à parte” ressalta Melo.
“Um software de ponta proporciona, é claro, maior segurança à instituição, ao paciente, ao médico e todo corpo técnico. Proporciona também maior agilidade no atendimento, melhor apuração de resultados e tecnologia avançada.” Além de grande experiência, a Benner conta com uma plataforma sistêmica que atende aos processos de clínicas populares e tradicionais.
Software não é “tudo igual”
Mas, nem mesmo quando falamos de uma empresa que atende mais de 13 milhões de vidas na Saúde, está tudo resolvido. O processo de escolha do software que melhor comporta as necessidades da instituição é um processo à parte, que exige atenção e cuidado.
“A definição do melhor software deve analisar a capacidade de investimento do parceiro e nível de atendimento aos processos de clínica popular alinhado ao planejamento estratégico da instituição, tendo em vista que a solução deve ser escalável e web, possibilitando o atendimento a diversas unidades trabalhando em rede com um prontuário único de paciente.”
A Benner
Em 1997, Severino Benner e José Milton decidiram fundar uma empresa de software e, para isso, reuniram alguns empreendedores. Nos anos seguintes, o grupo se dedicou a buscar meios de simplificar os negócios através da informação e de processos que otimizam resultados.
Assim nasceu a Benner, que através de sistemas operacionais transforma cenários e facilita a vida de milhões de pessoas, em centenas de empresas, dos mais diversos setores. Bem parecido com o mercado de softwares, as clínicas populares, que oferecem estrutura e atendimento de qualidade a custos mais facilmente acessíveis, também tiveram um “boom” nos últimos anos, responsável pelo gerenciamento de mis de 13 milhões de usuários de planos de saúde e clínicas.
Esta e outras matérias você confere na edição 62 da Revista Healthcare Management.