Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Soluções inteligentes mostram como aumentar o faturamento com mais eficiência e segurança

Casos práticos com uso de soluções inteligentes demonstram a viabilidade de aumentar o faturamento impulsionando a eficiência na segurança dos processos

O setor de saúde enfrenta desafios recorrentes com o avanço das fraudes e abusos, que geram perdas significativas e comprometem a sustentabilidade das operadoras. Projeções apontam que anualmente cerca de R$ 34 bilhões são perdidos devido a esses problemas, correspondendo a 12% da receita do setor. Assim, a adoção de soluções tecnológicas robustas se tornou essencial para mitigar danos e fortalecer as boas práticas de governança.

Neste cenário, empresas como a Neurotech, integrante do grupo B3, têm desempenhado um papel de destaque nessa transformação, oferecendo ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) e Big Data. Suas soluções, focadas em eficiência e segurança, atendem às demandas específicas do setor, auxiliando as operadoras a reduzir prejuízos e otimizar processos críticos.

Entre as tecnologias desenvolvidas pela Neurotech, destaca-se a funcionalidade que identifica reembolsos duplicados ou adulterados, uma inovação que possibilita transformar dados não estruturados em informações acessíveis, criando fluxos automatizados que definem, com precisão, se uma solicitação deve ou não ser paga.

Um exemplo marcante dessa aplicação foi a parceria com a Unimed Nacional, na qual a Neurotech ajudou a operadora a economizar quase R$ 5 milhões em apenas cinco meses ao evitar pagamentos de solicitações  de reembolsos comprovadamente indevidos. 

Para isso, um dos destaques da solução utilizada foi a funcionalidade que tem como foco detectar a tentativa de conseguir reembolsos duplicados ou adulterados, que é um dos tipos de golpes mais comuns aplicados neste ecossistema. Para evitar que isso aconteça, a Neurotech oferece uma rede neural treinada a partir de milhões de imagens que é capaz de mapear as características mais importantes de cada um dos documentos já enviados em pedidos de reembolso anteriores. 

neurotech Marco Antunes ok
Marco Antunes, vice-presidente de Inteligência para saúde da Neurotech

Marco Antunes, vice-presidente de Inteligência para saúde da Neurotech, ressalta que trabalhar com operadoras desse porte é desafiador e gratificante. “A oportunidade nos permite aplicar nossa expertise e contribuir para a construção de um sistema de saúde mais robusto e sustentável. Isso só é possível combinando a Inteligência Artificial e a Inteligência Individual e Coletiva de nosso time especializado em Saúde”, diz. 

O projeto reforçou a capacidade da empresa de lidar com demandas específicas do setor, alinhando tecnologia de ponta às melhores práticas de governança. “Todos os nossos produtos são pensados para combater fraudes sem prejudicar o atendimento ao usuário idôneo”, reforça Marco.

Além disso, ele ressalta que a IA Generativa da Neurotech é uma das inovações mais promissoras, especialmente quando aplicada a processos como autorizações e contas médicas. A tecnologia é capaz de simular análises humanas, cruzando dados enviados com diretrizes regulatórias, o que garante agilidade e segurança para os beneficiários e prestadores, sem comprometer a sustentabilidade das operadoras.

A companhia também dedica atenção aos desafios éticos e legais decorrentes dessas inovações, reforçando seu compromisso com altos padrões de governança. “Para nós, o futuro da saúde digital passa pela adoção de tecnologias que proporcionem insights valiosos e pela evolução contínua da governança, garantindo transparência no tratamento de dados sensíveis”, completa Marco.

Com abrangência nacional, a Neurotech atende cerca de 9,8 milhões de beneficiários, consolidando-se como referência em inteligência tecnológica para saúde. Além de expandir sua atuação em mercados como seguros e crédito, a empresa mantém suas operações no Porto Digital, em Recife, um dos maiores polos de inovação do Brasil, destacando-se por seu papel estratégico na transformação do setor.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS