Muito necessário no dia a dia da cardiologia, o ecocardiograma é um dos exames que mais oferece informações para o diagnóstico e acompanhamento das mais diversas doenças que acometem o coração, como insuficiência cardíaca (coração grande e fraco), sopro, sequelas de infarto e anomalias congênitas. Também é recomendado para avaliar sintomas como falta de ar, cansaço, inchaço e aumento da pressão arterial, além de necessário para indicar cirurgias cardíacas e acompanhar a evolução do coração no pós-operatório.
Mesmo tão frequente e tão necessário na vida dos cardiologistas e seus pacientes, existe um trabalho diário com o ecocardiograma, principalmente para a elaboração dos laudos, que exige um tempo de dedicação dos médicos – em média 15 minutos por laudo elaborado, fora as dificuldades de integração com o cadastro dos pacientes: tudo feito de forma manual.
A ideia surgiu a partir de um dos sócios que é cardiologista e identificou a necessidade de otimizar o processo. “Como não havia nada parecido no mercado, nós criamos. O que não imaginávamos é que teria uma adesão tão grande por parte dos médicos. Alguns deles relatam que antes de usar o sistema, chegavam a elaborar os laudos em suas casas, após o trabalho, pois não dava tempo durante o dia. Eles destacam principalmente a economia de tempo e o nível de customização da plataforma conforme suas necessidades”, explica o gerente de projetos, Renato Toshio Kuroe.
Fonte: Terra