Suportando o Healthcare 4.0 com Wi-Fi Dirigido por IA

Por Marcos Teixeira Dias, Juniper-MIST Regional Sales Leader Caribbean & Latin America

 

Hoje, a maioria das instituições e profissionais de saúde não tem dúvidas de que podem prestar serviços melhores e com mais eficiência quando apoiados pelas tecnologias corretas. O acesso sem fio (Wi-Fi) funciona como uma base segura e sustentável para apoiar os médicos e suas equipes nas necessidades de ubiquidade com melhor acesso à informações, críticas e insights.

Dessa forma, contribui para melhorar os resultados dos pacientes e disponibiliza mais tempo e dedicação aos enfermos, elementos que definitivamente aceleram a jornada dos pacientes na volta ao lar.

Marcos Teixeira Dias, Juniper-MIST Regional Sales Leader Caribbean & Latin America

A transformação digital no ambiente de saúde já está acontecendo através do Healthcare 4.0. As atuais pressões na infraestrutura de acesso atendem aos requisitos de apoio, a comunicação interpessoal e de pessoa-máquina.

O problema é que as soluções de Wi-Fi legadas não estão equipadas para escalar e apoiar os sistemas digitais de saúde atuais com: alta disponibilidade, desempenho, automação e visibilidade na solução proativa de problemas. Uma real ameaça ao modelo de modernização.

A resposta a esse grande desafio reside na disrupção aliada à inovação. O caminho adotado pelos grandes hospitais de referência no mundo, como o Orlando VA Medical Center, trilha a adoção de tecnologias que trazem o conceito de Redes Dirigidas por Inteligência Artificial (AIDE), promovendo um relevante impacto no âmbito operacional e na experiência dos clientes. 

Essa tecnologia substitui tarefas manuais de TI na solução e predição de problemas. Além disso, com base no Service Level Expectation, que é uma espécie de KPI, a equipe de TI pode definir, aplicar e monitorar os parâmetros, que impactam diretamente a experiência do usuário.

Nossa Inteligência Artificial (IA) captura, em tempo real para cada usuário conectado, 150 parâmetros relacionados a essa experiência com a rede, isso é uma inovação absoluta.

Trata-se de uma dinâmica preditiva para evitar ou corrigir problemas antes mesmo que os usuários os percebam, uma nova realidade inovadora viabilizada pela IA, Machine Learning, Data Science Toolbox e ações autônomas. Um ganho expressivo sem demandar alocação de profissionais para essa tarefa.

Um exemplo clássico é a questão da radiofrequência Wi-Fi, que encontra na grande maioria dos ambientes hospitalares um universo hostil e com muitos equipamentos que geram interferências e impactam a qualidade das conexões.

Nessa linha de automação nossa IA ajusta a potência de antena, canal e outros parâmetros, uma vez que o Machine Learning já aprendeu as melhores configurações para aquele ambiente. Essa tecnologia evita que a área de TI tenha que destacar especialistas para resolver chamados técnicos com custos logísticos e parada de serviços

O Orlando VA, que possui mais de 112 mil m², decidiu adotar a solução da Juniper-MIST, líder do Quadrante Mágico WLAN 2020 do Gartner. Sua rede passou a contar com Wi-Fi Dirigido por IA e um sistema inovador chamado Virtual BLE (Bluetooth Low Energy) integrados em uma plataforma econômica e convergente, 100% baseada em nuvem e que pode escalar para dezenas de milhares de pontos de acesso para cada cliente. 

O que começou com um único site em Orlando cresceu para suportar mais de oito campuses do centro médico com 4.300 Pontos de Acesso Juniper-MIST implantados e planejando a adoção de mais 5.000 Access Points em toda a Flórida e Geórgia. Esse passo certeiro e estratégico viabilizou inovações como:

– Visibilidade de Ativos: O Orlando VA substituiu os antigos beacons físicos pelos virtuais e obteve mais do que 95% de precisão de localização nos ambientes, o que é absolutamente fantástico. Qualquer pessoa com experiência em usar Wi-Fi para localização sabe que há importantes limitações que a tecnologia vBLE Juniper-Mist ajudou a superar, através de um conceito com total simplicidade de operação e instalação. Em um ambiente desafiador, como o de pandemia, fica fácil localizar em tempo real bombas respiradoras, de infusão, ultrassom portátil, profissionais de apoio e outros

– Analíticas em Tempo Real: A plataforma Mist é aberta e agnóstica. Ela fornece relatórios permitindo, por exemplo a visualização dos tempos de permanência dos pacientes em atendimento nas seções hospitalares e identificar potenciais falhas ou melhorias a serem feitas no processo de atendimento. 

– Wayfinding: É como Waze ou Google Maps em ambiente indoor. Como você pode imaginar, é desafiador navegar através de um hospital de grande porte. Com a solução de Wi-Fi e vBLE, facilitamos aos funcionários, pacientes e convidados o encontro de seu caminho usando as aplicações e Access Points que oferecem precisão de até um metro. A mesma tecnologia também é utilizada pelo aplicativo para solicitar serviços de cadeira de rodas, como um “Uber Wheelchair”. 

– Integração IoT: A integração com IoT habilitou vários casos de uso interessantes no Orlando VA. Um exemplo era o problema com fuga de pacientes na ala de demência. Eles aproveitaram a plataforma para prevenir fugas através de controle de acesso. Trata-se de uma pulseira BLE que permite ao sistema Mist trancar as portas e enviar uma mensagem para as enfermeiras caso o paciente se aproxime de uma saída.

Essa infraestrutura dirigida por IA oferece o que é necessário para garantir as conexões Wi-Fi nesse ambiente de missão crítica e ao mesmo tempo viabiliza uma arquitetura de ecossistema flexível, como um “LEGO” de saúde, para suportar Healthcare 4.0 com baixo Custo Total de Propriedade (TCO). 

Fazendo um paralelo diria que o que o AI Juniper-MIST faz pela rede é muito parecido com o que a área médica faz quando precisa ter certeza de que um paciente crítico se manterá em quadro estável nos sinais e funções vitais.

Ou seja, monitora o tempo todo e toma ações imediatas quando alguma anomalia é detectada e, então usa os dados históricos e faz correlações para identificar a causa raiz e tomar as melhores decisões para trazê-lo a normalidade!

Clique aqui e receba mais informações.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS