TEDESCO supera desafios geográficos e inicia obras na nova sede da Unimed SC

Nova sede administrativa da operadora em Joinville vai realizar captação de energia fotovoltaica e aproveitamento da água da chuva

Em parceria com a Construtora TEDESCO, a Unimed Santa Catarina (SC), que atende a mais de 97 mil clientes, iniciou a construção de sua nova sede administrativa em Joinville. O novo prédio abrigará todo o grupo econômico da Unimed Santa Catarina: a Federação, a Operadora, FESC Produtos em Saúde e Zitrus Healthtech.

Em um projeto que contará com aproximadamente 12 mil metros quadrados, oito andares e 180 vagas de estacionamento, a obra tem como objetivo atender as demandas de instalações da cooperativa, permitindo ampliar a qualidade de vida dos clientes, médicos e toda a comunidade hospitalar. 

“A construção da Unimed SC vai solucionar os problemas de infraestrutura e espaço da sede atual, com melhorias em termos de acessibilidade e a restauração das áreas ocupadas pelos diretores e todo o corpo técnico da Instituição”, diz Rogerio Polesel, Gerente de Negócios da Tedesco.

O novo empreendimento utilizará tecnologias de ponta, como a captação de energia fotovoltaica, aproveitamento da água da chuva e dimerização das lâmpadas.

Entre outras tecnologias aplicadas na nova sede da cooperativa também está a divisão interna em drywall e vidro, a supraestrutura de concreto moldado in loco, e a fundação profunda em estaca de hélice contínua. 

Ultrapassando barreiras

Caracterizada pela presença de serras, a construtora enfrentou dificuldades na etapa de instalação de ponteiras, devido as condições climáticas e a baixa permeabilidade do solo da cidade catarinense.  

“A cidade de Joinville é cercada por serras e os ventos e umidade vindos do mar não conseguem ultrapassar estas barreiras, criando bolsões de neblina e chuvas quase permanentes. O solo também apresenta pouca penetrabilidade, o que dificultou o nosso trabalho”.

Diante desse cenário, a TEDESCO reuniu sua equipe e traçou uma estratégia para contornar a situação. “Utilizamos como alternativa a execução de bacias com canaletas para direcionamento da água e posterior bombeamento para rede pluvial.”  

Finalizada essa fase de fundação, o desafio atual da Construtora é o cronograma de entrega da obra. Isso porque, a Federação precisou remanejar o planejamento de entrega da obra, em função de uma projeção no crescimento do seu quadro de funcionários, bem como a criação de novas áreas ocasionando a necessidade de readequação dos projetos de arquitetura.

“Como estas mudanças, o novo cronograma prevê a otimização na execução da obra, com um modelo de gestão baseado no planejamento de suprimentos, na gestão da segurança e a entrega com qualidade”, complementa Polesel. 

Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023, Polesel avalia a construção da obra. “É um projeto estratégico e de grande visibilidade, fortalecendo o compromisso técnico-profissional de toda equipe em não apenas executar a obra, mas sim, concretizar o sonho do nosso cliente.”

Com vasta atuação no setor da saúde, a Tedesco também está realizando projetos como, o Hospital Nora Teixeira na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Hospital Tacchini em Bento Gonçalves, no Hospital São José em Criciúma e no Hospital Unimed Concórdia.

Confira a edição completa da Revista HealthArq 38

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS