Telemedicina: benefícios da prática se mostraram mais notórios em meio à pandemia e hoje são essenciais

Telemedicina: benefícios da prática se mostraram mais notórios em meio à pandemia e hoje são essenciais

 

Introduzir uma nova prática de atendimento e cuidados clínicos em meio a práticas já consolidadas é sempre um desafio e barreiras devem ser rompidas. Os desafios atingem reguladores, profissionais de saúde, pacientes e o emprego da tecnologia.

Um exemplo é a telemedicina, que recebeu regulação para atendimento médico à distância durante a pandemia em caráter excepcional e temporário pelo Ministério da Saúde – Portaria nº 467. Profissionais da saúde e pacientes se sensibilizaram com isso, já que a telemedicina evita a exposição de todos ao coronavírus e os cuidados médicos em domicílio são possíveis pela primeira vez no Brasil.

Já o desafio tecnológico deve ser enfrentado com soluções que garantem integridade, segurança e sigilo de informações durante toda prática da Telemedicina.

 

 

A InterSystems oferece soluções tecnológicas como o HealthShare, uma plataforma unificada de componentes integrados que permite capturar, compartilhar, entender e agir sobre todos os dados necessários para suportar as demandas atuais e futuras do mercado de saúde.

O HealthShare entrega componentes para lidar com a mais ampla gama de requisitos para construção de um Repositório Clínico Unificado. Isso faz com que instituições de saúde disponham de um Registro Eletrônico de Saúde (RES), um Portal de engajamento do paciente com acesso à sua história clínica completa e Insights, alertas de riscos e indicadores de gestão de saúde populacional.

Veja como o HealthShare otimiza um processo básico de atendimento de Telessaúde:

Para requisitar atendimento, o paciente poderá acessar o aplicativo ou o portal do HealthShare Personal Community, uma plataforma de engajamento do paciente que também proporciona acesso ao seu histórico clínico completo com notificações de cuidados específicos à sua condição clínica.

A identificação correta do paciente ao ingressar no portal é feita pelo HealthShare Patient Index, uma plataforma que provê serviços para a instituição de saúde gerenciar a identidade dos seus pacientes de maneira unívoca. Após a confirmação do paciente, o HIS institucional criará o agendamento do atendimento. 

A plataforma de interoperabilidade InterSystems HealthShare HealthConnect se encarrega de todas as comunicações entre sistemas, o que garante a governança estratégica para operação da instituição suportando transações de alto volume, gerenciamento de processos, monitoramento e rastreabilidade de  transações de alta criticidade.

Ela traz de forma nativa todos os padrões e protocolos globais de interoperabilidade em saúde como o HL7 FHIR®. Traz também estrutura parametrizável ao configurar servidores OAuth para autenticação e chamadas de APIs necessárias para conectar-se a plataformas de reunião (Google Meet, Teams etc.).

Ao iniciar a sessão de Telessaúde o profissional de saúde, desde o PEP institucional, poderá abrir o Registro Eletrônico de Saúde do paciente (RES) pelo HealthShare Unified Care Record para revisar o histórico clínico do paciente.

Essa ferramenta se baseia num modelo canônico de dados que reúne conteúdos clínicos e demográficos do paciente. Dados de várias fontes, sistemas e aplicações de saúde são agregados e normalizados criando um repositório clínico unificado. A interoperabilidade entre sistemas é norteada por políticas de consentimentos em conformidade com a LGPD e segurança baseada na autenticação, autorização, auditoria e criptografia de dados.

Ao final do atendimento todas as informações clínicas e indicações registradas no PEP Institucional serão consumidas pelo HealthShare Unified Care Record e passarão a compor o repositório clínico unificado. Isso permite gerar Insights diretamente deste repositório. Já a ferramenta HealthShare Health Insight permite gerenciar adequadamente aqueles que estão doentes, além de incentivar comportamentos saudáveis ​​para aqueles que não estão.

Acreditamos que a Telemedicina no Brasil realmente era um desafio. Mas os benefícios desta prática se fazem ainda mais notórios e essenciais em meio à pandemia, o que fazem que barreiras sejam rompidas. Apesar de a regulação da telemedicina no Brasil estar válida apenas durante a pandemia do coronavírus, esta prática deverá ser permanente em nosso país.

Escrito por Gladyston T. Sathler , InterSystems HealthCare Architect

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS