Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com transtornos mentais em todo o mundo. O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina, com 11,5 milhões de casos de depressão e quase 19 milhões de ansiedade em todo o país.
Os acontecimentos dos últimos anos, como pandemia e crises socioeconômicas, intensificaram o cenário. Um grande aliado para promoção da saúde é a telemedicina Docway, que atende um de cada 25 casos.
A empresa, especializada em soluções de saúde digital, apresentouum crescimento de 22,1% nos atendimentos totais de telemedicina realizados entre 2021 e 2022 e um aumento de 1.290% nas consultas de psicologia e psiquiatria – em números brutos, um aumento de mais de 33 mil atendimentos no período. Deste total, houve um aumento de 36,5% no número de pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade e de 14% com quadros de depressão.
“O acompanhamento terapêutico e psiquiátrico ajuda na flexibilização dos pensamentos, aumenta o repertório de habilidades sociais, ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e possibilita que a pessoa possa retornar à suas atividades rotineiras”, explica coordenadora de psicologia da empresa, Karen Valéria da Silva. Segundo ela, o autoconhecimento permite ao paciente melhor controle de suas próprias emoções e cognições, a fim de alcançar uma vida saudável e funcional.”