Telemedicina se consolida e continua em ascensão no Brasil em 2024. Startup pretende aumentar acesso à saúde de qualidade ao levar dispositivo para outras localidades do país
A Tuinda Care, representante exclusiva da tecnologia TytoCare no Brasil, apresentou 42,3% de crescimento em número de dispositivos instalados em seu último ano de operação. O resultado representa aumento significativo no número de pacientes que utilizaram o dispositivo móvel para consultas remotas, sendo que o número de atendimentos de janeiro a dezembro de 2023 saltou para 20.457 atendimentos comparação com os 14.338 atendimentos no mesmo período de 2022.
O crescimento é resultado de uma reestruturação estratégica da startup e da expansão de seu mercado consumidor, que abrange médicos, hospitais, operadoras e integradores de serviços de saúde. Os dispositivos móveis da TytoCare no Brasil aliam tecnologia e segurança e permitem que o exame físico seja realizado, possibilitando a ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, otoscopia, oroscopia, entre outros. Com isso, o médico e o paciente são conectados para a realização de exames físicos remotos, sem limite de distância, o que garante excelência médica a cada atendimento e diagnóstico via telemedicina.
Fabio Mattoso, CEO da Tuinda Care, também projeta um crescimento significativo para 2024. “Os hospitais tornaram-se nossos clientes estratégicos devido à eficácia dos dispositivos. A teleconsulta se mostrou uma opção conveniente e segura para muitos pacientes, como idosos, crianças neurodiversas e pessoas com mobilidade reduzida, que podem receber cuidados de alta qualidade em casa. Planejamos expandir ainda mais nosso portfólio e nossa presença geográfica, além de buscar crescimento por meio de parcerias estratégicas que nos farão crescer no mesmo ritmo em 2024”, afirma Mattoso.
Atualmente, a base de clientes da Tuinda Care conta com aproximadamente 2 mil usuários entre médicos e profissional de enfermagem, e mais de 31.300 pacientes cadastrados.
Tuinda Care na saúde pública de São Caetano
A Tuinda Care é parceira da Prefeitura de São Caetano desde janeiro de 2023 para a realização de exames à distância por meio dos dispositivos da TytoCare. Até o fim de fevereiro de 2024 foram realizados 11303 atendimentos. Segundo Mattoso, a implantação do projeto foi um sucesso.
“Tivemos o relato dos gestores de saúde da cidade que o uso da solução ajudou com a diminuição das filas, otimização da rotina dos médicos, além da agilidade no envio de exames e laudos. Com isso, vemos na prática o papel fundamental da telemedicina na transformação do sistema de saúde”, conta Mattoso.
O crescimento da telessaúde após a pandemia é notável. De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, a Saúde Digital Brasil (SDB), entre 2020 e 2021 mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos via telemedicina no Brasil.
“Muitos pacientes utilizaram o serviço pela primeira vez durante este período e acabaram aderindo ao modelo, tanto pela comodidade de ter um profissional a um clique quanto pela segurança de não precisar se expor a ambientes hospitalares”, completa o CEO da Tuinda Care.
Sustentabilidade na saúde
Um estudo realizado recentemente nos Estados Unidos com três dos principais clientes da TytoCare revelou resultados que confirmam que o uso da telemedicina reduz significativamente a utilização de pronto atendimento e visitas presenciais. Durante o período de dois anos e com 3.000 usuários da TytoCare que possuem seguro comercial na Califórnia, foi constatada redução de US$ 7 por semana no custo geral de atendimentos a crianças, totalizando uma economia de 5%, além da redução de 30% nas visitas médicas de cuidados primários, clínicas de urgência e pronto socorro. Os resultados permitiram ter 38% de todas as consultas direcionadas para a TytoCare, que demonstra como a telemedicina e os dispositivos móveis estão transformando a saúde, proporcionando cuidados primários de alta qualidade, reduzindo custos e melhorando a experiência do paciente.