Victor Basso, CEO da Opuspac, fala sobre a atuação da empresa em 18 países

Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional del Sur, o argentino Victor Basso carrega com si uma vida marcada por duas nações. Nascido e criado na Argentina, o empresário encontrou no Brasil um espaço de acolhimento e estabilidade.

Seguindo seu ímpeto de empreender, em 2001, o executivo pisou em solo brasileiro vislumbrando novas oportunidade de mercado. “Cheguei no país sem nenhum recurso e com o intuito de criar uma fábrica. A ideia deu certo e nós permanecemos com as atividades até 2008, quando vendemos a marca para um grupo alemão.”

Com maior experiência de mercado, Basso iniciou seu projeto de marcante importância profissional. Ao lado de seu sócio, Moises Nunes Curvello, o executivo abriu as portas em 2002, a Opuspac, fabricante de maquinários para a Saúde.

Novos horizontes

Nos primeiros anos de Opuspac, os empresários perceberam que os hospitais compravam as máquinas e embalagens apenas para colocar um nome e um código de barras”. Foi quando notamos os inúmeros problemas enfrentados pelas instituições e decidimos estudar uma forma de ajuda-los com novas soluções”.

Começava, então, o Sistema Opuspac, orientado pela Segurança do Paciente. “Além de muitas metodologias que auxiliam na segurança, temos uma base de dados instalada com nosso software Opus 5.0 de 2.000 medicamentos e 200 mini-bulas que são impressas nas embalagens para ajudar as enfermeiras durante o processo de administração de medicamentos”.

Basso ressalta ainda que as soluções da Opuspac seguem o conceito de estoque seguro, que reduz a quase zero os desvios de estoque, tanto de medicamentos como de materiais. Em franco crescimento, a Opuspac está, hoje, presente em 18 países com 650 unidades de máquinas instaladas. “Completamos o ciclo automático de unitarização de doses, lançando modelos e opções, diversificando as opções dos hospitais e reduzindo o custo dos equipamentos e dos insumos”.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS