Hospital Integrado do Câncer Mater Dei oferece infraestrutura de segurança e qualidade aos pacientes

Cada vez mais, a personalização e multidisciplinaridade de áreas têm propiciado melhores resultados na condução dos tratamentos oncológicos. São premissas que permitem à equipe médica e assistencial atuar na prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento, refletindo em qualidade para o paciente. 

Essa integralidade é um conceito já estabelecido no Hospital Integrado do Câncer (HIC) Mater Dei, que há mais de três anos atua no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos de forma humanizada e individualizada, por meio de equipes multidisciplinares altamente qualificadas, tendo o paciente no centro do cuidado, a partir da expertise que tinha sido alcançada como centro de excelência.

  O HIC atua por meio das Linhas de Cuidado, que apresentam os direcionamentos a serem seguidos no cuidado do paciente, de forma setorizada, atendendo às suas necessidades. “Elas abrangem o paciente como um todo, desde ações preventivas e promoção à saúde, passando pelo rastreio, diagnóstico, até o tratamento, de forma individual. São realizadas, diariamente reuniões com médicos e profissionais de diferentes especialidades, que discutem o caso de cada paciente, de forma individual. A junção do conhecimento e aplicabilidade técnica desses profissionais permite um resultado melhor, com maior eficácia e agilidade no atendimento do paciente, além da otimização de recursos”, explica o coordenador do Hospital Integrado do Câncer, o oncologista Enaldo Melo de Lima

Como resultado, um melhor tratamento com o que realmente será necessário, como exames, medicações e procedimentos. “Setorizar esse cuidado é uma indicação que acontece em todo o mundo e que aplicamos diariamente no HIC”, explica o médico. 

Outro destaque de tratamentos realizados pelo HIC é a imunoterapia, que ajuda diretamente o sistema de defesa do corpo humano. O tratamento atua em vias anômalas, que causam a progressão do câncer. “Atualmente, nossa expertise em imunoterapia é uma das maiores do mundo”, declara Enaldo. O médico afirma, ainda, que a Rede vem investindo cada vez mais no serviço de genética, dado a sua relevância na busca por técnicas mais sofisticadas e que proporcionem melhorias no tratamento do paciente.

Acolhimento e tratamento multidisciplinar integrado

Criado há três anos, o HIC aprimorou os serviços que já eram oferecidos pelo Centro de Oncologia da Rede e teve como premissa principal o conceito de integração e acolhimento, com o objetivo de oferecer o tratamento individualizado. “A proposta foi de desenhar os processos de atendimento aos pacientes oncológicos tendo estes no centro da atenção, proporcionando que eles e seus familiares se sintam acolhidos durante todo o processo e que tenham todas as suas necessidades atendidas. Também pensando nisso, mais recentemente, inauguramos uma das mais modernas Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) do país”, explica o diretor de operações do Mater Dei Contorno, José Henrique Dias Salvador.

Infraestrutura completa

Com capacidade para mais de 3.400 atendimentos por mês, o Hospital Integrado do Câncer conta com ampla estrutura física, planejada dentro dos padrões mundiais de praticidade e conforto, com garantia de segurança para o atendimento e tratamento oncológico. O complexo possui nove consultórios e quase 50 boxes individuais para infusão quimioterápica. Os exames são realizados em equipamentos de ponta como a Ressonância 3 tesla, a Tomografia de 128 canais, e um único local para fazer os exames como o de Raio-X, laboratoriais, dentre outros. 

O HIC conta com diversas tecnologias inovadoras que vêm gerando bons resultados. Uma delas é o robô Da Vinci Xi. Por meio dele, é possível realizar cirurgias complexas menos invasivas de forma mais precisa, o que traz maior segurança para os pacientes. Para os tratamentos oncológicos, a tecnologia se torna ainda mais relevante.

O espaço oferece aos pacientes o que há de mais moderno e inovador na Medicina Nuclear. O complexo de tratamento inclui áreas de Onco-hematologia, Oncopediatria, Clínica de Dor, a Cardio-Oncologia, Oncogenética, Check-up Oncológico, Cirurgia Oncológica, Serviço de Anatomia Patológica,  Laboratório de Análises Clínicas e a Unidade de Transplante de Medula Óssea – TMO e Pronto-socorro Oncológico.

Esta matéria e muito mais você confere na ed. 61 da revista Healthcare Management!

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS