O DB Molecular nasceu em 2012 e hoje é uma referência em Biologia Molecular, Genética e Citogenética no país. Em 2018, a unidade ficou maior e muito mais moderna, com mais de 2.000 m² de área, ampliando a capacidade produtiva para mais de 100 mil exames mensais. Conta ainda com uma equipe de pesquisa e de desenvolvimento, que se dedica à permanente expansão do menu de exames. O laboratório se destaca em inovação, agilidade e confiabilidade nos resultados. Sua qualidade é garantida pela acreditação PALC-SBPC/ML, além de amplo portfólio de ensaios de proficiência, nacionais e internacionais (PELM, PNCQ, CDC, CAP).
O DB Molecular foca na realização de exames que identificam doenças e suas predisposições, por meio da análise do DNA (ácido desoxirribonucleico) e do RNA (ácido ribonucleico) em busca de anomalias genéticas. É uma trajetória de sucesso, que colaborou para a ampliação do seu escopo de atuação para os campos da Infectologia Molecular, Histocompatibilidade, Vínculo Genético, Citogenética e Citogenômica, Medicina Fetal, entre outros. A unidade conta com equipamentos de alta performance, oferecendo tecnologias de última geração, que incluem a amplificação do ácido nucleico com a reação em cadeia da polimerase (PCR), o PCR em tempo real, a hibridização in situ fluorescente (FISH), o sequenciamento genômico (SANGER e NGS), a amplificação de sonda dependente de ligação multiplex (MLPA), Microarrays e os biochips.
Os estudos genéticos revolucionaram as últimas décadas. Apesar de ser um campo relativamente novo, a Biologia Molecular representa uma evolução da Medicina e colabora para uma nova fase nos diagnósticos de doenças. “Há vários campos que envolvem a Biologia Molecular: Genética, Microbiologia, Imunologia e Bioquímica são alguns exemplos. A importância da Biologia Molecular hoje é pela capacidade de compreender o corpo humano de outra forma, identificar doenças com 100% de precisão e colaborar para novas curas, tratamentos e prevenção de patologias.”, define Nelson Gaburo, gerente geral da unidade do DB Molecular.
A unidade técnica, totalmente dedicada, realiza mais de 800 exames diferentes. Os principais destaques são: os testes de identificação humana, para confirmação de paternidade ou maternidade; o exame de sexagem fetal, muito conhecido para identificação do sexo do bebê logo nas primeiras semanas de gestação; e o estudo da ancestralidade, que visa identificar as raízes hereditárias do paciente.
Outros testes mais complexos prometem um estudo genético completo do paciente. É o caso do MyGenome, que identifica mais de 650 alterações genéticas e mais de 225 doenças relacionadas. “Exames como esse são importantes aliados para a identificação de doenças que antes ficavam sem diagnósticos e que, muitas vezes, faziam o paciente passar por uma odisseia diagnóstica. Com o teste de sequenciamento de DNA, é possível identificar a condição com antecedência e iniciar o tratamento ao paciente em tempo hábil. Um exemplo é o myNewbornDNA: um teste genético de triagem que detecta mais de 390 doenças que aparecem nos primeiros anos de vida, permitindo um monitoramento e tratamento apropriado durante a primeira infância para recém-nascidos e crianças que não apresentam sintomas de qualquer patologia, sendo complementar ao teste do pezinho.”, assegura Nelson.
Alguns exames também auxiliam indivíduos saudáveis que buscam melhor qualidade de vida, como os painéis de Nutrigenética e o Perfil Esportivo, que identificam, respectivamente, a melhor dieta e a atividade física mais indicada de acordo com a genética do paciente, ambos pertencendo à promissora área de Medicina Personalizada.
Sabendo da importância das técnicas moleculares no diagnóstico precoce de diversas doenças, o DB Molecular também é um parceiro do projeto “Eu digo X” que apoia as pessoas afetadas pela Síndrome do X Frágil e seus familiares. O laboratório atua na realização dos exames para o diagnóstico e a identificação da síndrome, que afeta o paciente de formas intelectual e física. O diagnóstico precoce ajuda no melhor prognóstico e proporciona melhor qualidade de vida.
“A presença do DB Molecular no país como laboratório de apoio faz uma grande diferença na sociedade. Conseguimos atender pessoas de comunidades mais afastadas, já que somos parceiros de mais de 5.000 laboratórios em todo o Brasil, entregando resultados com agilidade e segurança”, ressalta Nelson.
O DB Molecular também tem uma equipe altamente qualificada, com profissionais especializados em diferentes áreas à disposição dos clientes para dúvidas, esclarecimentos e melhor entendimento dos laudos. A equipe é formada por um time de Especialistas de Produtos. Esses profissionais têm mestrados e doutorados em segmentos distintos do estudo genético e molecular. Eles vão até clientes em campo para ajudá-los em relação a esses exames, quer seja por meio de aulas e treinamentos à sua equipe de colaboradores, por reuniões periódicas ou por suporte remoto. O time conta ainda com consultores médicos nas áreas de Genética e Infectologia Molecular à disposição dos clientes.
No último ano, o laboratório se dedicou, principalmente, aos testes que detectam o vírus causador da COVID-19, atuando 24 horas todos os dias para colaborar na identificação de pacientes infectados e combater a doença. O teste é realizado pela tecnologia de RT-PCR em tempo real, que identifica a presença do vírus em amostras de vias aéreas, e é altamente preciso. O DB Molecular tem vários kits de exames, todos validados e certificados, para a realização do teste, a fim de diversificar as estratégias de detecção do SARS-CoV-2 e evitar o desabastecimento. Os kits oferecem máximas sensibilidade e especificidade nos resultados obtidos e eficiência operacional.
Assim, o laboratório consegue atuar com 6 fluxos operacionais capazes de entregar resultados confiáveis e precisos na detecção do SARS-CoV-2 passíveis de serem utilizados a qualquer momento, conforme necessidade operacional. Grande parte dos kits detectam mais de uma região genética do vírus, o que garante a alta qualidade nos resultados reportados.
Recentemente, foram descobertas mutações genéticas no SARS-CoV-2, que poderiam ocasionar a perda da eficácia dos kits utilizados no Brasil. O DB Molecular não foi impactado por essa nova variante, por utilizar estratégias que têm mais de um alvo de detecção, o que permitiu ao laboratório continuar entregando resultados precisos a despeito da mutação ocorrida, mantendo a confiabilidade dos resultados gerados. Para atender aos padrões de qualidade desse exame, o laboratório foi habilitado pelo Instituto Adolfo Lutz, que atua na promoção da saúde no estado de São Paulo.
Com estudos cada vez mais avançados, a Biologia Molecular é a grande aposta da Medicina moderna, podendo reverter casos antes sem solução.
Esta e outras matérias você confere na edição 73 da Revista Healthcare Management.