Renato Loures, presidente da Santa Casa de Juiz de Fora, almeja a valorização do setor filantrópico

Nascido em Juiz de Fora (MG), Renato Loures traz  49 anos de dedicação à Saúde. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o gestor ocupa hoje a presidência da Santa Casa do município.

Além desse posto, Loures foi representante da Sociedade Brasileira de Pediatria na redação do Estatuto da Criança e do Adolescente; Médico do INAMPS – (Ministério da Saúde); chefe do Departamento de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, vice-diretor e diretor pro tempore da Faculdade de Medicina da UFJF.

Nos últimos dez anos, Loures construiu uma carreira ascendente em gestão na Santa Casa de Juiz de Fora. “Lidamos com o baixo faturamento da Instituição, além do sucateamento em nível de equipamento e infraestrutura. Mas conseguimos investir em melhorias e, hoje, temos uma Instituição renovada, que presta serviços relevantes, com uma gestão que tem objetivos claros e metas definidas.”

A Santa Casa de Juiz de Fora, atualmente, possui espaços modernizados que prezam pelo bem-estar e conforto dos usuários, valorizando também a sustentabilidade. “Destaco a instalação do sistema de energia solar, em 2011, com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente, a nova Hemodinâmica, uma das mais completas e modernas do país.”

Em 2020, sob a gestão de Loures foram inaugurados 30 novos leitos de UTI, que atualmente são usados para pacientes com Covid-19.

Ao todo, a Santa Casa de Juiz de Fora conta com 70% do atendimento dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia da Covid-19, o Hospital direcionou uma série de apartamentos e leitos de UTI em isolamento exclusivamente para o SUS.

Além da gestão na Santa Casa, Loures liderou as reformulações do Plasc, operadora de saúde da Instituição. “Nestes dez anos, foram criados o Espaço Clínico com duas unidades em Juiz de Fora; e as Clínicas da Saúde, com atendimento de psicologia, nutrição e fonoaudiologia, e de Clínica de Fisioterapia, serviços exclusivos para atender clientes Plasc, que fazem parte do projeto de verticalização da operadora.”

Outra importante atuação de Loures refere-se à Educação. Foi professor de pediatria na UFJF e, mesmo aposentado, ensina em outro local: na própria Santa Casa. “Aqui temos residência e internato, então continuo dando aula e atendendo esses médicos jovens, mostrando a eles a grandiosidade e importância da profissão”.

Um dos planos para o futuro de Loures é tornar a Santa Casa um hospital completamente digital até 2023. Foram realizados grandes investimentos em aprimoramento de Recursos Humanos, inclusive com cursos de capacitação. “Temos a meta de tornar a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora um dos melhores hospitais do Brasil.”

Loures almeja a verdadeira valorização do setor filantrópico pelo trabalho que realiza e pela prestação de serviço ao SUS. “É urgente um reconhecimento do poder público da importância dos serviços prestados à sociedade brasileira, que correspondem a 50%  do atendimento hospitalar de média e 70% de alta complexidade ao SUS.”

Assista a live completa com Renato Loures, presidente da Santa Casa de Juiz de Fora.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS