Enfermagem do Hospital Albert Einstein recebe selo internacional inédito

Organização é a primeira da América Latina a conquistar o título Magnet; apenas 14 centros de saúde fora dos Estados Unidos têm essa designação

A enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, recebeu nesta quinta-feira (21) o maior reconhecimento pela excelência de práticas e estratégias da área no mundo, o chamado selo Magnet.

A organização é a primeira da América Latina a conquistar o título. Apenas 14 centros de saúde fora dos Estados Unidos têm essa designação.

O Programa de Reconhecimento Magnet, coordenado pela American Nurses Credentialing Center (ANCC), é conduzido como uma jornada, com acompanhamento contínuo de melhorias com base em indicadores assistenciais e de gestão internacionais, validado a cada 3 anos.

A designação considera um roteiro para assegurar qualidade e segurança na prática das atividades. Cada organização participante define os processos, de acordo com sua cultura organizacional, para atender aos padrões do manual, que contemplam cinco pilares: liderança transformacional, prática profissional exemplar, estrutura de empoderamento, inovação e resultados empíricos.

O Einstein aumentou o percentual de enfermeiros com pós-graduação a partir de ações de apoio financeiro e avaliações de desempenho. Houve uma redução na taxa de mortalidade em pacientes onco-hematológicos com lesão renal aguda, com o desenvolvimento do protocolo de utilização de ultrassonografia pulmonar realizado por enfermeiras do Centro de Diálise entre o final de 2017 e início de 2018.

“O aprimoramento do atendimento passa por cada profissional, que representa parte do empenho em entregar segurança e excelência em toda a jornada do paciente. Este reconhecimento é mais um avanço na excelência do atendimento ao paciente pelas nossas equipes de saúde”, afirma Claudia Laselva, diretora da Unidade Hospitalar Morumbi do Einstein.

A proposta do Programa de Reconhecimento Magnet tem como objetivo garantir um centro de saúde com melhores desfechos para os pacientes, além de um melhor ambiente de trabalho para a equipe de enfermagem.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS