Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Einstein oferece consultas ambulatoriais psiquiátricas

O Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental, primeira unidade da organização com foco exclusivo nessas especialidades, iniciou as operações no mês de fevereiro, em Pinheiros, na capital paulista, com atendimento para adultos e público infantojuvenil.

Com modelo inovador no Brasil, o local, que tem 1.400 m², oferece assistência integrada entre psiquiatra e psicólogo, grupos terapêuticos e de avaliação multiprofissional, com equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais com larga experiência nestes temas, além de tratamentos e procedimentos para atendimentos mais especializados.

São oferecidas linhas de cuidado para os diferentes tipos de transtornos: de ansiedade e fobias (que abrangem ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e outros transtornos ansiosos); afetivos (como depressão e transtorno bipolar); infanto-juvenis (TEA, TDAH e outros); de controle do impulso; psicóticos; de abuso de substâncias; de personalidade; alimentares e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo).

Também são disponibilizados espaços para procedimentos prescritos que só podem ser feitos em ambientes controlados, como a eletroconvulsoterapia, a estimulação magnética transcraniana e a aplicação de medicamentos endovenosos, como a quetamina.

A expectativa é que, no primeiro ano em funcionamento, a unidade chegue a cerca de 70 mil atendimentos.

Unidade em Pinheiros para atendimento de Saúde Mental Einstein.

“A pandemia acelerou a discussão sobre sofrimentos emocionais — que, vale ressaltar, não abrangem somente transtornos psiquiátricos graves —, e aumentou a segurança para abordagem do tema, especialmente dentro das organizações. Porém, mais do que discussão, observou-se um crescimento alarmante de transtornos mentais”, ressalta Sidney Klajner, presidente do Einstein.

Dados recentes da pesquisa Covitel, de 2024, contabilizam 56 milhões de pessoas (ou 26,8% da população) padecendo do transtorno psíquico em algum grau no Brasil.

“Trata-se de um problema grave, prevalente e em crescimento. Avaliou-se, portanto, a necessidade de dar mais um passo no sentido de ter um espaço para tratamento e procedimentos mais especializados”, diz.

Luiz Zoldan, gerente médico do Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental, destaca que a concepção da unidade foi inspirada em referências internacionais e na experiência prévia do próprio Einstein em saúde mental.

“Com integração e coordenação da assistência, buscamos garantir uma abordagem mais ampla da saúde mental. As nossas linhas de cuidado permitirão segmentar a abordagem adotada para o tratamento dos mais diversos transtornos, além de termos um espaço com uma ampla oferta de grupos terapêuticos, um formato muito eficaz e que ainda não é fácil de encontrar em outros locais”, acrescenta Luiz.

O Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental também conta com eixos de Inovação e Ensino.

O primeiro atua com a validação e a incorporação de tecnologias desenvolvidas por startups de saúde mental, enquanto o segundo busca difundir o conhecimento na área de saúde mental, com capacitações e treinamentos para a formação de novos profissionais.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 98

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS