Hospital Nora Teixeira inaugura nova Emergência SUS em parceria com a TEDESCO

Oitava edificação hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Nora Teixeira inaugura nova Emergência SUS no complexo, em parceria com a TEDESCO

Instituição com mais de dois séculos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é um complexo hospitalar responsável pelo atendimento de mais de seis milhões de pacientes por ano.

Uma de suas instalações, ainda em processo de construção, é o Hospital Nora Teixeira, que acabou de inaugurar uma Emergência SUS.

Com obras realizadas pela Construtora TEDESCO, a nova instalação fica integrada ao conjunto da instituição e possui 15 andares, dispondo de oito pavimentos para internação e, também, UTI nas áreas de oncologia, traumatologia, cirurgia bariátrica e obstétrica.

Além disso, foi construído um pavimento dedicado a Emergência SUS e outros cinco para infraestrutura de nutrição, almoxarifado, expedição, estacionamento e utilidades do prédio.

O gerente de negócios da TEDESCO, Rafael Freitas Fritzen, conta que a construção do Hospital Nora Teixeira começou em 2019, com os processos de terraplanagem e fundações. Em 2020, foi iniciada, de fato, a edificação do “Nora”, como abrevia Fritzen.

Participação Tedesco

Construtora-Tedesco-Hospital-Nora-Teixeira

Primeiro serviço a entrar em funcionamento no novo hospital, a Emergência SUS da unidade possui uma área de atendimento de 2.335 metros quadrados, quatro vezes maior do que a emergência anterior, situada no Hospital Santa Clara, dentro do mesmo complexo.

O projeto da Emergência SUS, localizada no subsolo 01, foi desenvolvido por diversos escritórios especializados, sob a supervisão da equipe de Engenharia da Santa Casa, afirma Fritzen.

Com participação importante da TEDESCO, a instalação mais do que dobrou o número de leitos fixos em relação à unidade anterior: de 13 para 28.

Além disso, conta com três salas de estabilização clínica, dois pontos de enfermagem, unidade para casos de acidente vascular cerebral (AVC), mais posições para receber medicação, salas de acolhimento, consultórios e um centro de diagnóstico por imagem para realização de tomografia, raio X e ecografias.

Sobre os objetivos para a construção dessa infraestrutura, o engenheiro afirma:

“O projeto do subsolo 01 visa atender a população de forma individualizada e humanizada, garantindo mais agilidade aos serviços prestados, e qualidade na estrutura para pacientes e profissionais.”

Nesse sentido, também foi construído um estacionamento para ambulâncias, bem como passarelas internas que integram a nova emergência do Nora Teixeira com os demais prédios da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O acesso principal à unidade fica junto ao portão do Hospital Santa Clara.

Desafios da Tedesco

Oitavo hospital do Complexo da Santa Casa, que fica localizado no centro de Porto Alegre, o Hospital Nora Teixeira tem como objetivo “ampliar a área de atendimento ao SUS através da emergência do Subsolo 01, bem como manter a sustentabilidade da instituição em relação a prestação destes serviços”, explica Fritzen.

Vitais para a sustentabilidade de qualquer complexo hospitalar, as áreas de recebimento e almoxarifado estão em funcionamento desde 2021, atendendo a todo conjunto de hospitais.

Para garantir a acessibilidade entre as edificações, foram construídas passarelas metálicas, que garantem melhores condições de circulação e abastecimento entre as unidades.

O engenheiro afirma que, devido a complexidade da obra e as melhorias que eram demandadas com o projeto em execução, “foi fundamental a comunicação constante entre equipes TEDESCO e Santa Casa, que trabalharam de forma conjunta na obtenção de soluções técnicas, definições e esclarecimentos de escopo, em prol da evolução da obra.”

Por isso, o alinhamento entre a instituição de Saúde e a construtora se deu por consultas técnicas frequentes, reuniões semanais e encontros diários entre as equipes de engenharia em campo.

Fritzen considera que cumprir o desafio desse alinhamento de informações corroborou com uma entrega da TEDESCO que atendesse às expectativas do cliente.

Segundo o engenheiro: “A Santa Casa exerce um papel fundamental para a saúde do Estado do Rio Grande do Sul, e desde o início deste projeto, que tem um fator social extremamente relevante, a TEDESCO tem atuado proativamente em todas as frentes, contando com a expertise adquirida em projetos similares visando garantir a entrega de um produto final diferenciado à Comunidade gaúcha.”

Leia essa e outras reportagens exclusivas na edição 85ª da revista Healthcare Management, clicando aqui!

Leia Mais:

Confira entrevista exclusiva com Pedro Silber, presidente da Construtora Tedesco, no Healthcast. Clique aqui.

 

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS