Unimed Salto/Itu investe em conectividade com tecnologias K3M e Klint
Em um mundo cada vez mais conectado, a saúde digital exige de gestores um olhar mais atento para diversos vieses da tecnologia. Nesse sentido, a conectividade desempenha um papel fundamental tanto no setor como um todo, mas também nos quatro cantos da instituição.
Seguindo essa linha, a Unimed Salto/Itu, cooperativa com mais de 55 mil vidas atendidas e uma equipe de mais de 800 colaboradores, construiu seu novo hospital implementado três mil novos pontos de rede para maior conectividade do hospital, além da implementação do backbone óptico de 10GB, em parceria com a K3M.
“Realizamos toda a implementação do cabeamento UTP e óptico para dar suporte a rede de dados, CFTV e controles de acesso. Neste processo realizamos a passagens de todos os cabos ópticos e metálicos, assim como a montagem dos Racks, conectorização dos cabos, fusões ópticas, identificação e certificação da rede”, conta o diretor da K3M, Ivan Girsas.
E para aumentar a segurança dos usuários, a cooperativa utilizou cabos com poder de retardar a chama, visando o controle de danos maiores em caso de incêndios.
Para tanto, foi utilizado o “LSZH-3” (Low Smoke and Zero Halogen, classe 3 – material LSZH de mais alta nobreza em comparação com o LSZH-1 convencional), cabo que apresenta baixa emissão de fumaça (que não é densa e nem escura) e não emite gases tóxicos durante o processo de queima.
Esses dispositivos de prevenção são altamente indicados para ambientes de grande circulação de pessoas e passaram, inclusive, a serem exigidos em algumas repartições públicas. Um detalhe que pode salvar vidas.
A opção da UNIMED e da K3M em adotarem uma das soluções da Furukawa, uma corporação mundial com mais de 130 anos de história global, possibilitou à K3M realizar a certificação toda da rede de dados, dentro dos mais altos padrões de qualidade e performance com a Garantia Estendida de 25 anos.
Além disto, a solução GigaLan GREEN, que foi adotada no projeto, também possui a essência de ser ecologicamente correta, pois o cabeamento (cabos horizontais e patch cords) possui capas de proteção com material a base da cana-de-açúcar (polietileno verde), contribuindo para um mundo mais sustentável.
Com a parceria entre a K3M e Klint, um dos principais distribuidores Furukawa no Brasil, foi possível para a UNIMED Salto/Itú contar com uma logística de fornecimento personalizada de forma a garantir a entrega racional de produtos no momento adequado sem demandar grandes áreas de armazenagem, garantindo assim o cumprimento do cronograma definido pela UNIMED.
Na Unimed Salto/Itu foram realizados dois projetos, em parceria com a K3M, a fim de modernizar a antiga unidade e melhor atender os pacientes.
Em um primeiro momento, a empresa realizou a implementação de mil pontos de redes, com o antigo hospital em pleno funcionamento. Já no segundo projeto, a instituição realizou a construção de um novo e avançado espaço de alta complexidade, com 26 mil m² de área construída, munido de mais três mil pontos de rede, instalados pela K3M.
“No primeiro projeto que realizamos para a Unimed de Salto/Itu tivemos um grande desafio, pois o hospital encontrava-se em pleno funcionamento. Com isso, colocar um planejamento adequado em prática foi uma tarefa importante. Em uma ocasião, por exemplo, estávamos executando os serviços em uma área e tivemos que sair às pressas, pois havia entrado um caso de emergência e a equipe precisava do espaço”, relata Girsas.
A gestão da obra foi um ponto muito forte e marcante para o diretor. “Realizávamos reuniões semanais com equipe de gerenciamento, nas quais tínhamos as informações detalhadas do que foi executado e o que estava sendo impactado no tempo de entrega por fatores externos”, explica.
O retorno da K3M após o sucesso da primeira obra realizada na Unimed Salto/Itu reafirma uma parceria forte, concisa e duradoura entre a cooperativa e a empresa de soluções tecnológicas.
Há mais de 20 anos atuando em todo o Brasil, a K3M é um negócio B2B que se especializou em projetos, instalação e manutenção em rede de dados. Em seu portfólio, a facilitadora tem projetos realizados para Unimed, Sansung e Unilever.