A Farmacêutica multinacional brasileira, União Química, celebra resultados positivos e destaca Certificação Women On Board (Selo WOB), qualificação de risco AA da Fitch e 4° lugar no ranking do Anuário Época Negócios 360, sobre governança corporativa
A União Química, farmacêutica multinacional com capital 100% nacional, divulgou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, elaborado em conformidade com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O relatório traz principais destaques financeiros, sociais, ambientais e de governança corporativa no período de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. Para a construção do relato foram consideradas todas as unidades fabris do Grupo União Química.
“É significativo ver e poder compartilhar números tão positivos e ações relevantes no nosso primeiro relatório. Crescer de forma contínua, segura e consistente, tem sido um lema da nossa companhia e, com a divulgação, podemos constatar que estamos no caminho certo, crescendo de forma sustentável, alinhados com os mais diversos públicos da empresa, com metas e objetivos que nos comprometemos a perseguir com transparência.” – declara Fernando de Castro Marques, presidente do Grupo União Química.
Dentre os destaques que o relatório traz, estão: crescimento em 21,6%, enquanto o setor cresceu 16,9%, segundo o levantamento da FMB IQVIA; selo Women On Board – atualmente, contamos com 33% de mulheres no Conselho de Administração, além de ter crescido de 22% para 36% o percentual de mulheres em posições na diretoria-executiva; investimento em inovação de R$ 220 milhões (6% da receita líquida); fortalecimento da estrutura ESG para ampliar o escopo da gestão dos temas correlatos e a construção do mapa de temas materiais, que formam a Matriz de Materialidade, que elencou 16 temas que serão trabalhados nas estratégias de atuação da companhia e de seus negócios. Entre eles, Capital Humano, Inovação e Pesquisa, Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Social e Biodiversidade.
Em 2022, a promoção de estratégias que consideram os impactos derivados das atividades da União Química recebeu uma nova dinâmica para fazer frente aos compromissos com a sustentabilidade.
“O grande desafio nessa primeira edição foi identificar dados relacionados às práticas e avaliá-las, para então, definirmos os compromissos ambientais, sociais e de governança que deveriam ser incorporados ao planejamento estratégico da companhia. O processo de elaboração e publicação do relatório é resultante do trabalho cooperativo e coordenado de diversas áreas, envolvendo também diretoria-executiva da União Química, que terá a missão de estar engajada e fazer um acompanhamento sólido para dar continuidade a cada ação iniciada até aqui” – explica Marques.
Programa Raízes da União: dois anos de compromisso com o meio ambiente
Lançado em novembro de 2021, por iniciativa da Presidência da empresa, o programa Raízes da União reforça o compromisso da União Química com a agenda socioambiental. Desenvolvido por profissionais de diferentes setores da companhia – e com o apoio dos mais de 7,5 mil colaboradores – o programa tem como meta o plantio de 1 milhão de árvores até 2027, ano que a companhia completa 90 anos.
A ação envolve investimento previsto de até R$ 30 milhões, em cinco anos de programa, voltado ao plantio, a sensibilização e conscientização das comunidades para as questões ambientais e conta com parceiros relevantes, como Instituto IPÊ (SP), Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG) e Instituto Arvoredo (DF). Além disso o projeto já estruturou também sua vertente educacional, capacitando professores a levarem a consciência ambiental para dentro das escolas públicas, atingindo milhares de alunos.
A concretização do Programa Raízes da União concedeu à União Química, em abril de 2022, o certificado de Empresa Verde pelo município de São Paulo. O Relatório de Sustentabilidade da União Química está disponível no site da empresa.