Empresas que operam com foco em ESG (Environmental, Social, and Governance) – Ambiental, Social e Governança – estão moldando o futuro dos negócios de uma forma fundamentalmente diferente. Não se trata apenas de maximizar lucros, mas de criar valor de maneira sustentável para todas as partes interessadas. Integrar práticas ESG não só impulsiona a inovação e a eficiência operacional, mas também atrai investidores e talentos alinhados com valores éticos.
A Construtora TEDESCO, empresa do Grupo HTB, é um exemplo de incorporação dos princípios ESG em suas operações e na construção de instituições de Saúde.
Para isso, a TEDESCO segue as metas ambiciosas estabelecidas pelo Grupo HTB, buscando constantemente melhorias em suas operações. Apesar dos desafios enfrentados, a jornada ESG trouxe consigo novas ferramentas, como a matriz de materialidade, que viabilizou a publicação do relatório de sustentabilidade em 2022, embasado nos indicadores do GRI. Assim, foram criados grupos de trabalho dedicados à definição de metas abrangendo áreas como gestão de canteiros sustentáveis, controle de emissões de gases de efeito estufa, iniciativas de compras sustentáveis, ações sociais e promoção da diversidade e inclusão.
Valesca Souza Rembowski Castro, gerente de QSM – Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, destaca que o Grupo HTB, do qual a TEDESCO faz parte, possui uma forte cultura de responsabilidade social e ambiental, facilitando a implementação da estratégia ESG. No entanto, o desafio persiste em equilibrar custos e expectativas dos clientes, além de encontrar fornecedores alinhados com os requisitos ESG.
“Na área hospitalar, os clientes frequentemente se tornam parceiros da TEDESCO em projetos sustentáveis, reconhecendo que o investimento inicial mais alto é compensado pela redução dos custos operacionais a longo prazo. A opção por estas práticas, tem viabilizado certificações ambientais como LEED e AQUA em suas obras”, destaca.
Compromisso Ambiental
Segundo Valesca, comprometida com o meio ambiente, a TEDESCO implementa soluções inovadoras para reduzir seu impacto, desde a racionalização dos processos construtivos até a exploração de materiais alternativos.
“Realizamos estudos para entender o impacto ambiental e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de nossas atividades, além de explorar a possibilidade e viabilidade de utilização de materiais e sistemas construtivos alternativos que possam contribuir com sua redução. Implementamos a gestão ambiental nos canteiros de obras, de forma a aprimorar continuamente nossos controles relacionados à eficiência energética, ao controle de emissões ambientais e à gestão dos resíduos. Especificamente em obras hospitalares, os controles de impacto no entorno são mais rigorosos, por estarmos inseridos dentro de complexos em operação.”
Além disso, a empresa prioriza o bem-estar dos colaboradores e das comunidades onde opera, investindo em programas de desenvolvimento pessoal, segurança no trabalho e promoção da saúde. Essas iniciativas, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes e campanhas de conscientização sobre saúde, contribuíram para a conquista consecutiva do selo GPTW no ambiente de trabalho no Grupo HTB.
Ainda, a empresa mantém uma sólida estrutura de governança corporativa, com um rigoroso Programa de Compliance e um Comitê de Ética, garantindo a conformidade com os mais altos padrões éticos e legais.
Segurança do trabalho
Para a TEDESCO, e as demais empresas do Grupo HTB, a segurança no trabalho é um compromisso inabalável em todos os projetos, especialmente na construção de instalações hospitalares. Equipada com um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional robusto, a empresa assegura a proteção de seus funcionários em todas as fases do processo construtivo. Treinamentos regulares, análises de riscos detalhadas e medidas preventivas são apenas algumas das diversas práticas adotadas pela TEDESCO para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.
“Nosso Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, supervisionado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), abrange todas as atividades e trabalhadores envolvidos, desde a concepção do projeto até a entrega final, com uma avaliação contínua dos indicadores de desempenho”, finaliza.