Ele uniu suas experiências às de seus dois sócios e fundou uma empresa que alcançou destacada atuação no mercado

Marcos Vilas Boas uniu suas experiências às de seus dois sócios e fundou a PGMAK que, em 15 anos, alcançou destacada atuação no mercado

Durante mais de 20 anos, Marcos Vilas Boas trabalhou em renomadas empresas de construção e engenharia, como a PEM Engenharia (hoje SETAL), a Hochtief (hoje HTB) e a Schahin, que foram grandes pilares para seus conhecimentos profissionais, tanto técnicos quanto comerciais.

“Dentro de cada uma dessas empresas, passei por diversas áreas, como orçamento, comercial, compras, projetos e obras, o que me proporcionou um vasto conhecimento de toda a cadeia do processo dos negócios”, afirma Vilas Boas.

Após essa jornada de experiências, ele compilou os melhores aprendizados e compreendeu que poderia aprimorar algumas ideias para atender os clientes com mais eficiência. Somou essa descoberta aos conhecimentos adquiridos por outros dois profissionais da área de construção civil e saúde e juntos fundaram, em 2009, a PGMAK.

A empresa teve sua origem de forma estruturada e com base em três verticais de negócios: Projetos de Arquitetura, Projetos de Engenharia e Gerenciamento de Obras. Foi da correlação dessas verticais com as iniciais dos nomes dos três fundadores que surgiu o nome da empresa: Projetos, Gerenciamento, Marcos, Alexandre e Kadu.

“Celebrar 15 anos não é uma marca fácil de se atingir e foi superando diversas barreiras e desafios constantes que chegamos até aqui. Atingimos uma grande fatia do mercado, em especial na área da Saúde, onde temos um knowhow diferenciado desde o início da PGMAK”, destaca o sócio-fundador.

Hoje, a PGMAK soma mais de 130 colaboradores e tem um portfólio diversificado, atuando em todas as fases dos empreendimentos, desde os estudos de viabilidade, preliminares, projetos básicos, executivos e legais. A empresa também tem expandido para outros segmentos, como aeroportos, indústrias, data centers, entre outros.

Os projetos, em sua maioria, são desenvolvidos dentro da plataforma BIM (Building Information Modeling), possibilitando maior integração entre as disciplinas, acompanhamento dos parceiros e clientes, ao mesmo tempo que desvios e comentários são rapidamente atendidos, criando registros automáticos para melhor controle de escopo, prazo e qualidade.

“Buscamos sempre a evolução e o aprimoramento contínuo por meio do incentivo a estudos e constantes treinamentos dos nossos profissionais. Criar novas alianças e parcerias sólidas, reafirmando a PGMAK como referência no mundo da saúde, está sempre em nossos planos de ações”, menciona Vilas Boas.

Todo esse empenho tem gerado grandes resultados. Alguns deles vêm através do reconhecimento e da conquista de prêmios, como Líderes da Saúde (edições 2019 e 2021), Fórum Prêmio HealthARQ, Destaques do Ano SMACNA, HVAC Design Award, entre outros.

“Temos uma empresa sólida, de destacada atuação no mercado e em constante evolução, com foco no cliente, na inovação e nas melhores práticas para o desenvolvimento das soluções técnicas, sempre buscando novos desafios e a excelência no atendimento aos nossos clientes”, reforça.

Trilhando esse caminho, a PGMAK hoje alcançou a tão almejada diferenciação na elaboração de projetos e no gerenciamento de obras no setor da saúde e está inserida na maioria dos grandes projetos e clientes do setor.

A missão da empresa é planejar, projetar e gerenciar desde a concepção do projeto até a conclusão da obra. “Com interação entre todos os envolvidos, podemos superar as expectativas do cliente”, enfatiza Vilas Boas.

Para alcançar esse objetivo, o sócio-fundador pratica uma liderança direcionada à gestão de projetos e processos, altas habilidades técnicas, administração de conflitos, gestão de pessoas e gestão participativa.

MAIS

Healthcast conversa com Marcos Vilas Boas, da PGMAK

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS