Ele tem o desafio de transformar a Saúde através da eficiência e gestão estratégica

Marcelo Compte tem o desafio de consolidar a posição da Alvarez & Marsal como a melhor parceira em soluções de gestão no mercado de Saúde na América Latina

Marcelo Gabriel Compte tem mais de 20 anos de experiência em consultoria. Há 10 anos, direcionou sua carreira para o segmento de Saúde, liderando um projeto importante para um grupo de hospitais filantrópicos. Esse projeto foi um divisor de águas, consolidando seu foco no setor.

“Percebi duas coisas: a primeira é que o setor da saúde tinha inúmeras oportunidades de melhoria e desafios de sustentabilidade devido à falta de eficiência e gestão. A segunda é a importância da filantropia na Saúde no Brasil. Isso me motivou a direcionar minha carreira para essa indústria, que tem um impacto direto na vida das pessoas”, explica Compte.

Como Managing Director do Healthcare Industry Group da Alvarez & Marsal (A&M) na América Latina, ele acredita que um dos principais desafios que enfrentamos hoje é deixar um mercado de saúde acessível e sustentável para as próximas gerações. Para ele, a solução inclui a cooperação entre os agentes e a eficiência na gestão.

“Coloquei como meta pessoal contribuir para a sustentabilidade do sistema e, desde então, venho me especializando em soluções de eficiência para o setor, identificando tendências e tecnologias internacionais e adaptando-as ao contexto brasileiro”, destaca.

Compte ingressou na Alvarez & Marsal em maio de 2021 e lidera a prática de Saúde desde o final de 2022. A consultoria tem atuado fortemente em prol da sustentabilidade do setor, auxiliando grupos hospitalares, laboratórios, clínicas e operadoras de planos de saúde com soluções de eficiência operacional e financeira, revisão do planejamento estratégico e apoio em transações, no Brasil e América Latina.

Nos últimos dois anos, somente na saúde suplementar brasileira, a Alvarez & Marsal impactou, por meio de seus projetos, a vida de mais de 5 milhões de pacientes, influenciando um em cada dez beneficiários de planos de saúde. “Na média, atingimos melhoria de 8 pontos percentuais de EBITDA nos nossos clientes, o que permitiu a eles não só atingir sustentabilidade financeira, como também melhorar a qualidade, segurança e experiência dos pacientes”, explica Compte.

Entre os clientes emblemáticos atendidos pela Alvarez & Marsal, Compte cita um grupo hospitalar em que a consultoria assumiu posições interinas de liderança durante quase dois anos para promover uma transformação operacional e financeira, atuação fundamental para garantir a continuidade de uma das principais cooperativas de saúde do país e o atendimento de meio milhão de beneficiários.

Além disso, o líder também ressalta a atuação da consultoria na frente filantrópica de muitos dos grupos hospitalares que já atendeu, o que permitiu promover um impacto social positivo a seus projetos, com aumento do acesso à saúde e melhoria da qualidade no atendimento para a população com menos recursos.

“Uma das atuações com alto impacto social que tivemos recentemente é o apoio da A&M no setor de saúde em Porto Alegre, como parte do programa de recuperação após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul este ano”, complementa.

Esse histórico de resultados positivos capacita e impulsiona os planos da empresa, que está focada, este ano, em quatro frentes: reforço das capacidades internas, consolidação de parcerias institucionais no setor, solidificação da presença em outros países de América Latina e intensificação de ações no apoio ao sistema de saúde público do Rio Grande do Sul.

“O mercado de saúde está precisando de mudanças drásticas e profundas para a sua sustentabilidade. Só que nesse setor errar custa muito caro, pois envolve vidas, e isso vira uma barreira para mudanças. Por isso, acredito que a A&M atua como uma verdadeira catalisadora dessa transformação. Mitigamos erros identificando as melhores práticas e soluções em escala global para cada cliente e, com a qualidade e reputação do nosso trabalho, transmitimos confiança aos gestores da indústria de que essa transformação é possível e será bem executada”, explica o diretor.

Em sua carreira, Compte mantém um forte direcionamento ao cliente e à qualidade do seu trabalho e traz essa face para sua liderança. “Faço meu melhor para extrair ao máximo o potencial de cada um, desafiando-os a ir além dos seus limites. Aprendi a dar autonomia às pessoas e confiar em suas habilidades, o que tem sido fundamental para o crescimento da nossa prática”, finaliza.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS