Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Inteligência Artificial revoluciona a gestão de facilities e energia em hospitais

A utilização da Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como empresas gerenciam seus ativos, otimizam processos e reduzem custos. O engenheiro João Galdino, CEO da Genesis, destaca que o papel dos dados nunca foi tão central para a tomada de decisões estratégicas. “Estamos numa era em que a análise eficiente de dados, impulsionada pela IA, permite decisões mais assertivas, impactando diretamente os resultados financeiros de uma organização”, afirma.

João Galdino, CEO da Genesis

A IA se tornou essencial para cruzar dados operacionais e gerenciais, permitindo uma visão precisa do desempenho de equipamentos e processos. “Nossa tecnologia de IA possibilita previsões de até 95% de acurácia, o que representa um salto considerável em comparação aos 75% de precisão alcançados sem essa tecnologia”, explica Galdino.

A WEG está na vanguarda dessa transformação, desenvolvendo soluções de IA aplicadas à engenharia e utiliza um laboratório cognitivo de desenvolvimento de IA, onde são projetadas tecnologias para melhorar significativamente as operações industriais e de facilities.

Essa jornada levou a Genesis ao desenvolvimento da primeira assistente virtual voltada especificamente para engenheiros. Trata-se de uma assistente virtual capaz de monitorar todas as atividades de facilities, enviando alertas em tempo real e sugerindo ações corretivas.

Mauricio Vallin, chefe de Vendas de Critical Power WEG

O engenheiro Mauricio Vallin, chefe de Vendas de Critical Power WEG, enfatiza o papel dessa integração entre as soluções Genesis e os equipamentos WEG para monitoramento de energia, Nobreak, sistemas IT Médico e facilities. Essa integração permite o acompanhamento em tempo real do consumo energético e a detecção de anomalias, garantindo tanto a eficiência energética quanto a segurança operacional em ambientes críticos, como hospitais e indústrias.

A sinergia entre IA e sensores IoT amplia e antecipa a detecção de falhas, utilizando sensores de gás, energia elétrica, inversores HVAC, monitorando e capturando dados em tempo real de ar condicionado e temperatura, gerando uma visão completa da infraestrutura e assegurando a continuidade das operações BMS.

Com essas soluções, a Genesis & WEG colocam a tecnologia a serviço da inovação e da sustentabilidade, reforçando que o futuro da engenharia é moldado pela combinação de expertise humana com a inteligência artificial.

 

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS