A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acaba de aderir à Campanha Race to Zero e ao Movimento Ambição Net Zero, compromissos globais de sustentabilidade coordenados, respectivamente, pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e pelo Pacto Global da ONU.
A Campanha Race to Zero é a maior aliança multissetorial comprometida com a meta de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050, o que significa atingir um estado de equilíbrio em que a quantidade de gases de efeito estufa liberados na atmosfera será igual à removida por meio de práticas ambientais específicas.
A campanha tem como metas a redução das emissões em 50% até 2030 para instituições localizadas em países de alta emissão, como o Brasil, e alcançar emissões líquidas zero até 2050.
Por sua vez, o Movimento Ambição Net Zero, vinculado ao Pacto Global da ONU, desafia e apoia empresas a estabelecerem compromissos climáticos robustos e cientificamente embasados.
Dentro dos compromissos assumidos, a BP já publica anualmente seu inventário de emissões de gases de efeito estufa e desenvolve metas para reduzi-las com base na metodologia da iniciativa Science Based Targets (SBTi), que inclui a avaliação das emissões atuais, a definição de indicadores específicos e mensuráveis e a validação destes para garantir que estejam de acordo com as últimas pesquisas científicas climáticas.
O objetivo desse conjunto de medidas é colaborar na limitação do aquecimento global até 1,5°C, na comparação aos níveis pré-industriais, para evitar os piores impactos das mudanças climáticas, conforme o que foi estabelecido no Acordo de Paris.
“Essas iniciativas refletem o empenho da BP em reduzir as emissões de carbono e fomentar práticas sustentáveis, alinhando-se às principais metas globais de mitigação das mudanças climáticas e reforçando seu papel como referência em responsabilidade ambiental no setor de saúde”, afirma Maria Alice Rocha, diretora executiva de Pessoas, Experiência do Cliente, Marketing, Sustentabilidade e Impacto Social da BP.
A instituição adota, desde 2023, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, alinhados ao Pacto Global para uma atuação ambientalmente mais responsável, e já conquistou marcos importantes na redução de emissões de gases do efeito estufa, utilizando energia 100% renovável em suas instalações, além de zerar o uso do óxido nitroso.
A BP publica anualmente seu Relatório de Sustentabilidade, documento que reúne de forma transparente as principais iniciativas e resultados nas frentes ambiental, social e de governança (ESG).
A publicação da BP evidencia o impacto positivo da instituição em temas como inovação, responsabilidade social, uso consciente de recursos naturais e práticas voltadas à equidade e ao desenvolvimento sustentável.