Celer disponibiliza testes de Covid-19 com alta qualidade e em tempo recorde

A atual pandemia trouxe mudanças profundas na dinâmica da saúde mundial: novos protocolos, exigências e processos foram instaurados para conter o avanço do vírus. E a Celer Biotecnologia está entre as empresas que se destacaram na busca pelos mais rígidos padrões de qualidade

As exigências de um cenário único e inesperado, expôs o potencial da empresa no mercado. Nos últimos seis meses, a empresa, com sede em Belo Horizonte (MG), cresceu o que cresceria em seis anos. Isso porque, devido a antigas parcerias internacionais, a empresa foi uma das primeiras empresas brasileiras a ter aprovação para comercializar testes rápidos para a Covid-19 junto à Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Consciente do papel do diagnóstico clínico no combate a crise mundial e comprometida em apoiar sistemas de saúde em todo Brasil, a empresa dedicou seus esforços para apoiar o governo e, em tempo recorde, disponibilizou testes com alta qualidade visando à segurança dos pacientes e a gestão da doença.

A empresa importou da China, em março, um lote com 1,46 milhão de testes rápidos para COVID-19 importados da Wondfo, fabricante asiático que de confiabilidade atestada pela FDA (Food and Drug Administration).

Diante de 596 amostras analisadas pelo fabricante, o teste One Step COVID-2019 da Celer apresentou uma sensibilidade de 86,43% e uma especificidade de 99,57%. Esse modelo de testagem identifica a presença de anticorpos totais do tipo IgG/IgM nas amostras coletadas entre 10 e 12 dias após a infecção por SARS- CoV-2.

A metodologia simples permite que seja executado diretamente em qualquer unidade de saúde, desde que por profissionais capacitados. Inicialmente é feita a coleta de 10 microlitros de soro, plasma ou sangue total do paciente. Na sequência é acrescentada à amostra um cassete de teste, seguida por um buffer (solução tampão), e a leitura ocorre em 15 minutos.

Inovações na ciência

Recentemente, a empresa avançou e lançou os testes RT-PCR (Real Time-PCR) para Sars-CoV-2, baseados na biologia molecular. O teste de Reação em Cadeia da Polimerase detecta o RNA viral a partir da secreção das vias respiratórias do paciente. Além disso, ele é o diagnóstico definitivo e somente por meio dele é possível identificar a presença do vírus.  Através da amplificação do DNA in vitro, é possível detectar e quantificar o organismo analisado, mesmo que pouco disponível na amostra.

Para atender à essa necessidade de testagem da população, a empresa investiu na linha de diagnóstico molecular, com equipamentos que auxiliam não somente na detecção da Covid-19, mas também de outras doenças.

Os testes moleculares estão entre os segmentos mais modernos das análises clínicas. Além disso, a linha de Biologia Molecular da Celer possui diversas vantagens. Entre elas, estão a facilidade e a rapidez na execução, além da alta sensibilidade, especificidade e possibilidade de automação.

Apesar da linha ter surgido como solução durante a pandemia do novo coronavírus, todos os sistemas permitem a realização de diagnóstico de outras enfermidades, como doenças tropicais e respiratórias ou problemas relacionados à saúde da mulher.

Novos projetos

A linha de produção da Celer segue em constante expansão. Em 2020, foram lançados dezenas de novos produtos e a previsão é ampliar esse número ainda mais em 2021. Para definir o novo portfólio, a empresa investiu em inovação e pesquisa através de inteligência de mercado.

O trabalho é realizado de forma criteriosa, planejado dentro da empresa, e no qual os próprios funcionários ocupam a linha de frente. Uma dinâmica que fortalece o sentimento de equipe e a empresa como um todo. A previsão é que a empresa termine 2020 cerca de 10 vezes maior do que começou.

A empresa

A Celer Biotecnologia se destaca no cenário nacional, devido ao desenvolvimento e comercialização de soluções para o setor de análises clínicas. Com o início das atividades em 2001, a empresa oferecia consultorias em projetos de capacitações técnicas. Três anos depois se tornou indústria: passou a fabricar o que projetava.

Hoje, a empresa possui um portfólio amplo de 54 produtos entre equipamentos e testes de diagnóstico e comercializa mais de 2 milhões de testes diagnósticos por ano, entre importados e de fabricação própria.

 

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS