Centros de saúde visitam o Hospital São Vicente para troca de experiências

Não restam dúvidas de que o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é um case de sucesso e modelo de efetividade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na manhã de quinta-feira (20), três grupos de diferentes cidades do Estado compareceram ao Hospital para ver de perto as transformações em andamento e aquelas já realizadas pelo complexo. Em suas mais diversas especialidades, a unidade recebe destaque pelo excelente desempenho nos serviços que oferece, além de exibir na prática a aplicação de ferramentas e tecnologias que pareciam distantes no contexto da saúde pública nacional.

“É sempre uma satisfação compartilhar nossas experiências com outros municípios, que, assim como Jundiaí, também acreditam que investir na saúde pública é a melhor forma de transformar a realidade das pessoas. Hoje, temos um hospital cada vez mais valorizado graças aos avanços tecnológicos, às melhorias estruturais, à responsabilidade na gestão dos recursos e, principalmente, à seriedade e qualidade do serviço prestado por todos os nossos colaboradores”, afirmou o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Os encontros aconteceram simultaneamente e foram acompanhados por pelos diretores, gerentes, coordenadores e supervisores do HSV, das áreas médicas e assistenciais, de TI, contabilidade, faturamento e controladoria. “É um prazer trocar conhecimentos e aprendizados. A visita dessas equipes nos trouxe uma visão muito bacana. Pudemos compartilhar nossos avanços aqui no Hospital São Vicente com a evolução tecnológica e nas áreas, como um todo, do Hospital”, disse Anidene Ferreira, gerente de TI do HSV.

Representando o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, localizado em São José dos Campos, estiveram presentes o Diretor Técnico, Carlos Alberto Maganha, o Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, Flavius Vinicius Teixeira de Toledo, e Danilo Stanzani Junior, médico da Secretaria de Saúde de São José dos Campos e Coordenador do Comitê da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

“Nossa visita se deve ao desenvolvimento e processo de Certificação em Rede. Estamos buscando a certificação, assim como o São Vicente, e achamos interessante ver como está esse processo aqui, verificar as informações e ações que podemos adotar e vice-versa. A SBAIT deseja produzir um documento para auxílio de outros hospitais e municípios, a fim de organizar os fluxos”, conta Danilo.

Hospital São Vicente
Profissionais do HSV compartilham experiência com visitantes da Santa Casa de Cruzeiro.

Em outro prédio do complexo HSV, os profissionais do Ambulatório de Especialidades receberam a supervisora de atendimento do Hospital Electro Bonini (HEB), de Ribeirão Preto, Francine Souza. “Estamos implementando agora a informatização, então nosso Ambulatório é bem manual. Essa experiência está sendo bem importante para nós, para que possamos entender a dinâmica, já que estamos em adaptação. É um aprendizado muito grande, uma abertura de visão. O sistema aqui é bem completo, estou apaixonada pelo que vi hoje”.

Os profissionais do Hospital Santa Casa, do município de Cruzeiro, finalizaram as visitas do dia. O contador, Paulo Amaral, define a experiência como enriquecedora. “Gostaríamos de entender como funciona e opera o sistema de gestão hospitalar, MV, para melhorar nossa operação. São informações valiosas, a equipe daqui tem muita bagagem e conhecimento sobre o assunto. É, sem dúvidas, uma visita de muita troca e aprendizado”.

Hospital São Vicente
Novos conhecimentos também serão aplicados no Hospital Electro Bonini (HEB)

 

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS