Do diagnóstico de precisão aos tratamentos de alta complexidade, Oncoclínicas está comprometida em vencer o câncer

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que 53,5 milhões de pessoas estão vivendo com câncer hoje em todo o mundo. Entre elas,1,6 milhão vivem no Brasil. Pela média global de novos diagnósticos da doença, a entidade projeta um salto de 20 milhões para 35 milhões de casos que vão surgir até 2050, de acordo com o GLOBOCAN, divulgado este ano. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, a incidência de neoplasias deve ter um crescimento superior a 90% em menos de três décadas. Significa que uma a cada cinco pessoas terá câncer em alguma fase da vida.

O grande desafio da oncologia, além de vencer a doença que até 2040, segundo a OMS, deverá ser a enfermidade de maior causa de morte no mundo, será o de democratizar o acesso aos tratamentos de excelência. Pensando nisso, a Oncoclínicas, com 143 unidades em 38 cidades brasileiras, tem discutido fortemente ações de sustentabilidade e legado social.

Uma dessas ações foi a ampliação da jornada completa do cuidado – a razão da Oncoclínicas&Co –, oferecendo desde diagnóstico de precisão até tratamentos de alta complexidade e acompanhamento individualizado de cada paciente, em todas as etapas do combate ao câncer.

“Lidamos com responsabilidades e desafios todos os dias, especialmente em função da missão que abraçamos desde a fundação da Oncoclínicas, em 2010: vencer o câncer. É um exercício constante na nossa gestão pensar na integralidade do cuidado para o paciente com câncer, razão da nossa existência e da nossa essência”, afirma Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.

Nesta missão, a inovação é essencial. Seguindo essa premissa, a Oncoclínicas não só incorpora inovações, a exemplo da aplicação da Inteligência Artificial nos processos, como também idealiza e é pioneira em inúmeras frentes.

A empresa já padroniza prontuários com a IA generativa para dinamizar consultas e tratamentos. Lançado no ano passado, o aplicativo OC Por Você revoluciona a gestão da jornada do paciente, oferecendo uma plataforma única que conecta digitalmente o paciente à sua equipe multidisciplinar de cuidados, centralizando todas as necessidades de pacientes e médicos em um só lugar. Em outro serviço com IA generativa, o software ISPM-Pathways municia os médicos do grupo com informações coletadas de eventuais ensaios clínicos relacionados ao perfil de um paciente.

“Estamos nos transformando numa companhia de data science. Em parceria com a companhia americana Paige, especializada em IA na medicina, a Oncoclínicas foi a primeira instituição no Brasil a incorporar o uso da Inteligência Artificial na patologia computacional para diagnóstico de câncer de próstata. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, reforça Ferrari.

Em relação à transformação da Saúde para torná-la mais sustentável e eficiente, a abordagem da Oncoclínicas&Co é fundamentada em quatro pilares essenciais: Sustentabilidade, Governança Clínica, Dados e Tecnologias Avançadas, e Qualidade Assistencial. A empresa alcançou um notável grau de maturidade no desenvolvimento dessas iniciativas, consolidando-se como referência nesse contexto.

Assumir a missão de vencer o câncer com o propósito de oferecer os melhores tratamentos e qualidade assistencial integrada aos pacientes oncológicos também requer investimento massivo em pesquisa.

Com esse objetivo, a companhia adquiriu participação na Medsir, uma das principais empresas especializadas em pesquisa clínica na Europa, sediada em Barcelona, Espanha, e iniciou uma importante parceria com a Fiocruz, a criação do Centro Integrado de Pesquisa em Oncologia Translacional, uma parceria público-privada de impacto no rastreamento da doença e diagnóstico precoce.

Além disso, a empresa investe na padronização de diretrizes assistenciais e na promoção da educação médica continuada por meio do Instituto Oncoclínicas de Pesquisa e Educação Médica, e ainda tem buscado colaborações estratégicas para impulsionar a pesquisa translacional na área da saúde.

“Em 2024, ampliaremos ainda mais nossos investimentos em pesquisa e consolidaremos parcerias estratégicas, com especial atenção para a vanguarda da medicina de precisão. A OC Medicina de Precisão, nossa operação de ponta em genômica e patologia clínica está no coração dessa iniciativa. Com bases em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e uma conexão vital com Boston, nossos bioinformatas especializados decifram dados genômicos cruciais através de painéis somáticos, pavimentando o caminho para terapias personalizadas. Esta iniciativa se destaca como um pilar fundamental, reafirmando nosso compromisso em oferecer tratamentos inovadores e colocando-nos na linha de frente da medicina moderna”, enfatiza o CEO da Oncoclínicas&Co.

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS