Além de uma formação generalista completa, programa oferece ênfases em avaliação psicológica, psicologia clínica e promoção da saúde e bem-estar
O Ensino Einstein terá uma nova graduação em 2025: Psicologia. O curso será ministrado de forma presencial no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, no Morumbi, e oferecerá aos alunos a possibilidade de definir percursos de aprendizagem.
Além de sólida formação generalista a partir de trilhas como psicologia clínica, psicologia da saúde, neurociências e ética e humanidades, os estudantes poderão escolher até três ênfases: processos clínicos, avaliação psicológica e processos de prevenção e promoção da saúde e bem-estar.
A primeira ênfase exercitará competências para a atuação em práticas e estratégias clínicas tanto em ambientes multiprofissionais, como hospitais, quanto em consultórios particulares, capacitando os alunos para o acolhimento e tratamento de pacientes com transtornos mentais.
A segunda colocará os estudantes em contato com instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica de transtornos que demandam acompanhamento multiprofissional.
Já a terceira ênfase, por sua vez, enfatizará o trabalho em ações voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para proteger e promover a saúde mental e a qualidade de vida, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O preconceito relacionado às doenças mentais diminuiu e a pandemia de covid-19 expôs a necessidade do cuidado com a saúde mental”, avalia Shirley Lacerda, coordenador do novo curso.
“Quando cursei a graduação em Psicologia, nos anos 90, ouvia que era a profissão do futuro. Isso finalmente mudou. A Psicologia é a profissão do presente.”
Processo seletivo
As inscrições para o vestibular do Ensino Einstein serão abertas em julho e as provas ocorrerão no dia 13 de outubro. Algumas vagas também serão direcionadas para a entrada via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por acesso internacional, e estão previstas bolsas de estudos por critérios socioeconômicos – saiba mais aqui.
Serão oferecidas 60 vagas para Psicologia, além das graduações em Nutrição, Odontologia, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina.
Todos os cursos adotam uma metodologia ativa, combinando teoria e prática e recursos como simulação realística, e possuem disciplinas que estimulam o empreendedorismo.
“As graduações do Ensino Einstein têm um eixo de gestão e liderança, e na Psicologia não é diferente. Queremos auxiliar os alunos a serem inovadores e a gerirem as próprias carreiras”, diz Lacerda.
Além disso, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o ecossistema do Einstein, 28º melhor hospital do mundo, segundo o ranking da Newsweek, e gestor de unidades de saúde públicas e particulares em diferentes cidades brasileiras.
Leia mais
Einstein e CNPEM iniciam colaboração em pesquisa e ensino