Hcor diversifica investimentos para promover bem-estar e saúde para os colaboradores

Capacitação, subsídios para formação, cuidados com a saúde: hospital aposta em acompanhamento personalizado para desenvolver saúde e carreira de colaboradores

Há tempos os hospitais se transformaram em poderosas e complexas unidades econômicas. Parte desse processo de crescimento depende diretamente das contribuições dos indivíduos os quais, através de suas ações, mobilizam, integram e aplicam conhecimento de maneira responsável.

“O investimento em gestão de pessoas é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos estratégicos”, afirma a superintendente de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional do Hcor, Patrícia de Castro Sanchez.

Atenta às tendências do setor, Patrícia reconhece que investir na área é uma ferramenta essencial para mobilizar os colaboradores na busca por aprendizado pessoal, coletivo e também por resultados.

Problemas como o turnover e o absenteísmo, segundo ela, podem ser reduzidos por meio de uma gestão adequada, que valoriza o ser humano e apoia a conquista de resultados sustentáveis. Dessa forma, a gestão de pessoas impacta diretamente nos resultados financeiros da organização, levando a área para um âmbito prático e mensurável.

Investimento diversificado

Para atingir bons resultados, a empresa diversifica os investimentos do setor em frentes que promovam mais bem-estar e saúde para os colaboradores. Patrícia elenca o atendimento psicológico, o acompanhamento da saúde por equipe multidisciplinar e a massoterapia.

Trata-se de um estruturado programa voltado à atenção com o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, que auxilia na retenção de profissionais doentes e/ou insatisfeitos.

Em prol da diversidade e inclusão, por exemplo, foi criado um comitê com membros de diferentes áreas, responsável por organizar ações relacionadas ao tema, também fomentado pelos valores e rituais de cultura do Hcor.

Hcor foca no desenvolvimento profissional

Com a saúde dos colaboradores em dia, o Hcor coloca o foco dos investimentos no desenvolvimento profissional dos colaboradores: “As principais frentes que temos realizado estão relacionadas ao desenvolvimento de lideranças, com ações de capacitação, coaching, clima e reposicionamento do modelo de cultura organizacional”, ressalta a superintendente.

O alto investimento na qualificação dos times acontece “para que os colaboradores possam assumir suas atividades com autonomia e responsabilidade”, conta. Capacitações técnicas, cursos de atualização e, até, subsídios em formação acadêmica são exemplos entre os investimentos realizados.

Junto a isso, explica a superintendente, a empresa trabalha em ações de reconhecimento por desempenho individual e coletivo como forma de estimular os colaboradores a seguirem colaborando com o progresso da organização. Programa de bonificação coletiva e promoções internas são exemplos desse tipo de ação.

Futuros antigos colaboradores

Conforme ressalta Patrícia, tais investimentos estão alinhados com a premissa do Hcor de que cargos de alta gestão sejam ocupados por profissionais que já trabalham no hospital. Ela explica sobre a criação de um cargo exclusivo para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e sobre o funcionamento desse processo:

“Anualmente, realizamos um assessment, para mapear o potencial de nossos profissionais. Recentemente, criamos o cargo de coach, ocupado por uma profissional sênior, que tem como principal missão acompanhar o plano de desenvolvimento dos executivos, em parceria com a área de Desenvolvimento Organizacional. Também estamos sistematizando nosso processo de calibragem de posições estratégicas e mapeamento de sucessores.”

Esse acompanhamento dos colaboradores começa na fase de experiência, e de forma rigorosa. Patrícia explica que a rigidez no início da trajetória é para confirmar a satisfação do gestor e do recém-contratado. Conduzir entrevistas de desligamento pessoalmente é outro exemplo da busca contínua da empresa em melhorar a experiência dos colaboradores.

O investimento em todos esses processos de gestão de pessoas tem como objetivo desenvolver lideranças e criar um ambiente saudável, com transparência, confiança, segurança psicológica, alta performance e bem-estar. Segundo a superintendente, “conciliar tudo isso sem que se tornem pontos contraditórios é um exercício desafiador, mas igualmente possível e motivador.”

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS