Com a tecnologia, a unidade se consolida como referência em medicina de ponta, trazendo benefícios concretos para a saúde e o bem-estar da população da região
Na terça-feira (18), foi inaugurado o Centro de Robótica do Hospital Anchieta, localizado na região de Taguatinga. A aquisição do Robô Da Vinci X representa um marco histórico para a medicina na região, promovendo avanços tecnológicos e inovação que prometem revolucionar os procedimentos médicos e cirúrgicos realizados na instituição.
A tecnologia vai atender pacientes elegíveis de Taguatinga, Ceilândia e Goiânia, consolidando a o Grupo Kora Saúde, do qual a rede Anchieta faz parte, em referência no atendimento de alta complexidade e permitir a realização de procedimentos precisos e minimamente invasivos, resultando em recuperações mais rápidas e menos traumáticas para os pacientes.
O evento contou com a presença do diretor do Grupo Kora Saúde para o Hub Centro-Oeste, Luiz Márcio Araújo Ramos, do deputado federal Gilvan Máximo (Rep/DF), do representante da Vice-Governadoria do Distrito Federal, Washington Mesquita, do diretor do Hospital Anchieta, Deivson Mundim, do conselheiro do Conselho Federal de Medicina, Sérgio Tamura, da representante do Conselho Regional de Medicina do DF, Maria Aparecida Lustosa, da representante da Associação Médica de Brasília, Dóris Oliveira Daher, além de médicos parceiros e autoridades.
Todos destacaram a importância da tecnologia aliada à medicina, ressaltando os benefícios que o programa de cirurgia robótica trará não só para os pacientes da instituição, mas para toda a comunidade de Taguatinga e regiões vizinhas.
O diretor do Hub Centro-Oeste da Kora Saúde, Luiz Márcio Ramos, destacou que a rede está entre as maiores prestadoras de serviços hospitalares e em processo de expansão, buscando sempre fazer uma medicina de muita qualidade, com alta tecnologia e com custo acessível. O gestor lembrou ainda que o grande diferencial, para além da oferta de um equipamento com a tecnologia que o robô Da Vinci X, são os profissionais médicos.
“O conjunto de pessoas qualificadas, treinadas e uma estrutura muito positiva e de grande qualidade permitem, seguramente, uma assistência de qualidade às pessoas que vivem aqui e precisam de um cuidado com o nível dos melhores hospitais do Brasil. Começamos um novo tempo, um novo marco, e queremos fazer isso em conjunto. Queremos fazer isso com vocês, para que possamos cada vez mais valorizar o cuidado, valorizar a boa medicina, a boa prática médica, valorizar as equipes multiprofissionais”, ponderou o gestor.
O dirigente ressaltou que a Kora Saúde celebra a implantação do robô, que é uma tecnologia que vem apoiar nesse processo de assistência de qualidade menos invasiva, permitindo uma recuperação mais rápida dos pacientes, um desfecho com mais qualidade. “Então, é uma grande alegria celebrar com vocês esse dia”, finalizou Luiz Márcio.
Compromisso
O diretor técnico do Hospital Anchieta, Deivson Mundim, falou do compromisso da instituição em oferecer o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação para seus pacientes, reafirmando o papel pioneiro do hospital na região e seu compromisso com a excelência no atendimento à saúde, desde a sua criação em 1995. “Sabemos que, além de presença, é indispensável agregar qualidade em qualquer serviço e, em especial, nos serviços de saúde. Por isso, fomos a primeira instituição da América Latina a ser certificada com o ISO 9001, que atesta uma sistêmica para a Gestão da Qualidade e a primeira do Centro-Oeste certificada pela ONA, que comprova nosso compromisso com qualidade de segurança na assistência médica. Além disso, temos em nosso DNA a inovação como estratégia de utilidade e competitividade”, informou o diretor.
“A qualidade em saúde é resultado de múltiplos fatores e esforços, mas sem dúvida a qualidade do corpo clínico aliada à estrutura adequada e à tecnologia, são fundamentais para o melhor desempenho. O Hospital Anchieta possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e constantemente treinada. Temos orgulho de contar com profissionais de saúde, médicos de grande experiência e qualificação técnica e uma equipe de enfermagem multidisciplinar que garante a qualidade do atendimento além de conforto aos nossos doentes. Contamos com centro diagnóstico de última geração, diagnóstico de imagem com equipamentos precisos que contribuem para o diagnóstico assertivo. Nesse contexto, inauguramos hoje o serviço de cirurgia robótica do Hospital Anchieta, que atenderá todos os hospitais da nossa rede. É mais um passo que comprova o nosso compromisso com a saúde de qualidade para a população de Taguatinga, Águas Claras, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Riacho Fundo e adjacências”, completou o diretor.
De acordo com o deputado Federal Gilvan Máximo, a tecnologia muda a vida das pessoas. “A tecnologia em cirurgia robótica vai mudar a vida das pessoas em todas as áreas. Onde tiver a tecnologia, nós vamos incentivar, principalmente um grupo como o Grupo Anchieta, que é um grupo que representa muito para Brasília, para o Distrito Federal e para a Taguatinga”, destacou.
Já a representante do Conselho Regional de Medicina do DF, Maria Aparecida Lustosa, avaliou que o Grupo Anchieta é muito valoroso para a sociedade e que o futuro que está sendo dado à população é o maior presente. “Sabemos que a robótica é o futuro da cirurgia, da intervenção. Nós, como infectologistas, ficamos muito contentes de termos essa tecnologia no Hospital Anchieta. E eu tenho certeza de que é o começo de uma bela história e muito profícua”, disse.
Tecnologia robótica
A tecnologia robótica empregada na medicina proporciona é um refinamento dos movimentos, repetindo os movimentos do cirurgião, refinando esses movimentos e garantindo uma melhor precisão além de oferecer para o cirurgião uma visão em três dimensões e com uma definição muito maior.
As principais especialidades que podem usar a tecnologia robótica são a urologia, a cirurgia do aparelho digestivo, a coloproctologia, a ginecologia, a cirurgia torácica e a cirurgia cardíaca. As principais vantagens da cirurgia robótica são permitir uma cirurgia minimamente invasiva, com pequenos cortes; oferecer a melhor tecnologia possível com maior precisão dos resultados, menor sangramento, menor tempo de internação e uma melhor recuperação do paciente.
“A tecnologia que está sendo oferecida para os pacientes da região, para a população da região é o que há de mais moderno no mundo em relação à cirurgia minimamente invasiva. Estamos oferecendo aqui a mesma cirurgia que é realizada em São Paulo ou nos Estados Unidos. Então a gente pode oferecer para a nossa população o que há de melhor no mundo nesse tipo de cirurgia”, concluiu o Rafael Maurmo, urologista e coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Anchieta.