Com um posicionamento mais estratégico no mercado após conquistar a JCI, Hospital Santa Catarina de Blumenau busca a reacreditação em 2023
A atenção com a segurança do paciente propagou-se mundialmente no início dos anos 2000 com a publicação do relatório To Err is Human: Building a Safer Health System, desenvolvido pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos.
Duas décadas depois dessa publicação, o setor da Saúde segue na busca constante pela excelência pela segurança de seus processos durante a jornada do paciente.
É o caso do Hospital Santa Catarina de Blumenau que está em busca da reacreditação da JCI, que avalia protocolos de tratamento e procedimentos de instituições de saúde.
“Ser um hospital certificado, provê para a sociedade uma garantia de que serão atendidos num ambiente confiável e seguro. Além disso, o Hospital ganha um posicionamento mais estratégico no mercado e, como consequência, atraímos melhores profissionais, contribuindo para um ciclo virtuoso”, ressalta o superintendente geral do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Maciel Costa.
Em 2020, o Hospital Santa Catarina de Blumenau conquistou a JCI pela primeira vez após uma profunda mudança cultural interna.
“Foram anos de preparação, com transformações na estrutura e a adequação e visão sistêmica dos processos foram os focos das equipes. Além disso, investimos no alinhamento dos serviços terceiros, que como nós, fazem parte da entrega aos nossos clientes e também precisam entregar com excelência.”
Segundo Costa, desde então, houve a melhoria nos indicadores que medem o cumprimento das metas internacionais de segurança, além, da redução do número de eventos adversos graves em quase 80%, redução das demandas do Risco legal entre outras.
Além disso, o faturamento do Hospital Santa Catarina de Blumenau também foi impulsionado por vários aspectos, como a implantação de novos serviços e ampliação do Corpo Clínico.
“Com a JCI, houve a ampliação do desejo dos pacientes/clientes em serem atendidos em nossa estrutura, gerando consequentemente, o crescimento da receita. Ou seja, a conquista da acreditação trouxe resultados positivos em todos os aspectos.”