Durante todo o mês de setembro, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) terá sua fachada iluminada com a cor amarela.
A iniciativa integra o movimento nacional Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio.
Mais do que uma ação simbólica, a iluminação tem como objetivo ampliar o diálogo sobre o cuidado emocional e incentivar a busca por ajuda diante de sinais de sofrimento psíquico.
O Hospital São Vicente reconhece que a saúde mental é parte essencial do bem-estar integral dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
“Acreditamos que promover a vida também é parte do nosso cuidado diário. A fachada iluminada em amarelo simboliza esse compromisso e reforça uma mensagem essencial: você importa, sua vida tem valor e pedir ajuda é um passo fundamental para o recomeço”, destaca a supervisora de Projetos Sociais do HSV, Viviane Rasera.
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, o que reforça a importância de falar sobre o tema com responsabilidade e acolhimento.