Integração arquitetônica dos blocos A, B, C e D do complexo Einstein do Morumbi é assinada pela Zanettini Arquitetura

Com mais de 50 anos de história e 1200 projetos realizados, a Zanettini firmou parceria com o Einstein para realizar o retrofit global de fachada dos blocos A, B, C e D da unidade do Morumbi.

Agora, resta apenas o Bloco D, cuja obras se iniciam com todos os projetos de arquitetura, instalações e interiores em fase de término.

A parceria foi firmada inicialmente em 2018 através do programa de investimento em infraestrutura a cargo da diretora de Patrimônio – HIAE Engª Junia Gontijo.

“Um dos principais pontos de abordagem era a integração arquitetônica dos vários blocos que compõem o complexo”, explica Siegbert Zanettini, diretor presidente da Zanettini Arquitetura.

As obras foram sendo executadas em etapas. “A primeira concentrou-se no Bloco A, o maior e mais complexo. Além das fachadas externas, o edifício A se encontra com o Bloco B mais baixo. Esse encontro formava o espaço do Atrium, que tinha diversos problemas resultantes da cobertura antiga e por cobrir seis pavimentos das fachadas dos Blocos A e B”, conta Zanettini.

O arquiteto explica que a proposta apresentada contempla o retrofit global externo, procurando obter uma unidade para todo o complexo.

“Foi prevista a limpeza de instalações desconexas acrescidas ao longo dos anos, a reformulação de áreas como o atrium central e área externa da entrada principal. Propusemos uma geodésica de aço e vidro cobrindo parte do espaço dessa praça complementada com uma envoltória de jardins.”

O trabalho executado realizou uma intervenção que não se restringisse apenas em dar um tratamento de fachada, face a toda diversidade funcional de cada bloco.

Isso porque, segundo Zanettini, não havia local próprio para canteiro de obras e as intervenções iriam durar necessariamente vários meses, com grande circulação de funcionários, pacientes e público.

Zanettini

O arquiteto ainda explica que agora as obras estão concentradas no Bloco D. As fachadas serão tratadas com as mesmas soluções de fabricação e montagem com painéis unitizados de vidro e ACM com proteção térmica.

“Começamos com o tratamento dos excessos de materiais presentes na fachada, limpando o que já estava lá desnecessariamente. Após essa primeira etapa, foi realizada toda a complementação paisagística, padronizando com os outros blocos, unificando o complexo.”

A solução totalmente pré-fabricada de painéis unitizados de vidro e ACM e os sistemas de suportes em aço reduziram o canteiro de obras apenas como local de montagem limpa e sem ruído.

“Para a fixação dos painéis de vidro optamos pela utilização de estruturas de suportes horizontais treliçadas, que foram fixadas em pontos estratégicos na estrutura de concreto. Tudo isso para minimizar impactos inconvenientes de pó e ruído de uma produção convencional”, esclarece Zanettini.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS