MV simplifica gestão e potencializa resultados no Hospital Leforte

Quem conhece a MV e a comunidade de clientes que a empresa vem formando ao longo de mais de 30 anos, sabe que a parceria com o Hospital Leforte não é recente. Em 2007, as soluções MV foram implantadas em duas unidades hospitalares e, desde então, a instituição vem evoluindo seu parque tecnológico com apoio da empresa líder em sistemas de gestão para a Saúde. A razão disso são os benefícios conquistados com o uso da TI não só na área assistencial, como também administrativa.

Além de soluções como prontuário eletrônico, classificação de risco e outras que aumentam a eficiência no atendimento ao paciente, o Hospital Leforte adotou as soluções de Gestão Estratégica e da Qualidade que a MV oferece para garantir uma visão completa dos processos. O uso de Balanced Scorecard (BSC), Gestão de Indicadores de Performance (KPI) e Gestão de Projetos permitiram à instituição acesso a mapas estratégicos, indicadores-chaves de desempenho e ferramentas de controle para registro de planos de ação, o que garantiu a possibilidade de definição de estratégias que ajudam na gestão do negócio, dos serviços e da qualidade. “Quando optamos por implantar essas soluções, o objetivo era garantir, para todos os níveis institucionais, o gerenciamento, a padronização e a transparência de indicadores. Tudo isso para que houvesse melhor acompanhamento das informações, mais agilidade na tomada de decisões e construção de histórico de resultados. Mas os ganhos obtidos foram maiores”, comenta Vilania Sobral, coordenadora corporativa de Qualidade do Hospital Leforte.

Com o uso do sistema de Gestão de Ocorrências, por exemplo, o hospital passou a ter uma ferramenta para registro e controle de não conformidades, análise e tratamento da causa raiz das ocorrências, monitoramento de ocorrências sentinelas, gestão de eventos e melhoria de processos. De acordo com a coordenadora, “antes, em uma das unidades do Leforte, existia um sistema informatizado mas que não atendia as necessidades. Já em outra unidade, as notificações eram realizadas manualmente e os dados mensurados em planilha”.

Para Rodrigo Lopes, CEO do Hospital Leforte, a integração entre a MV e a instituição de Saúde é algo que no dia a dia faz muita diferença. “A proximidade que a empresa tem com seus clientes, o conhecimento sobre suas necessidades e o comprometimento que assume mudam os nossos resultados.” Entendendo que a TI é fundamental para uma atuação cada vez mais rápida e efetiva, outras soluções MV já estão no mapa de implantação do Hospital Leforte para impulsionar o planejamento estratégico, fortalecer a visão sistêmica e permitir o alcance de metas com sucesso. “Pretendemos oferecer às nossas equipes mais alternativas que contribuam com a eficiência da gestão de resultados com o acompanhamento de indicadores de forma transparente e segura”, diz Vilania Sobral.

Ainda de acordo com ela, o Hospital Leforte pretende adotar a Gestão de Documentos e a Gestão de Riscos da MV. A primeira solução simplifica o gerenciamento de documentos relacionados a rotinas e demais atividades da instituição, possibilitando criação, padronização, atualização e controle de versões de documentos. Já a segunda, garante a segurança da estratégia corporativa ao permitir a identificação, o monitoramento e o controle de riscos operacionais e financeiros. “Como estamos em processo de recertificação pela Qmentum (Certificação Canadense), ter todas essas informações reunidas facilita o entendimento do gestor quanto à estratégia organizacional, seus processos e barreiras para mitigação de riscos.”

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS