“Queremos ser o banco da saúde no Brasil”

O mercado de saúde tem se mostrado cada vez mais promissor no Brasil e no mundo. O aumento da expectativa de vida da população, o combate contra o sedentarismo, as mudanças de hábitos alimentares e os avanços da medicina impulsionados pelas tecnologias são alguns dos motores que aceleram o setor e o despontam como uma grande oportunidade.

Esse fenômeno tem atraído, para a Saúde, os olhares de diversas empresas dos mais variados segmentos, desde indústrias até fornecedores de serviços e tecnologias, inclusive do setor financeiro. O Banco Santander, por exemplo, implantou uma estratégia para melhor atender as demandas de seus clientes no setor de saúde.

A instituição vem reforçando sua atuação na Saúde desde 2017, através da ampliação de ofertas para o setor, de um modelo de atendimento especializado e marcando presença em importantes feiras e eventos do segmento no Brasil.

“A Saúde no Brasil é um dos mercados mais promissores, com 9% do nosso PIB e uma robusta cadeia de valor, especialmente na prestação de serviços, incluindo médicos, universitários, profissionais da saúde, bem como as pessoas jurídicas: hospitais, planos de saúde, centros de diagnósticos e clínicas”, analisa Sérgio Gonçalves, diretor de Governos & Instituições do Santander Brasil.

A Instituição enxerga na Saúde um potencial enorme de crescimento. Nesse sentido, Gonçalves ressalta fatos do setor, como o aumento da expectativa de vida do brasileiro e pontua, em contrapartida, que “somente 23% da população possui planos de saúde privados, o que se mostra necessário, por exemplo, um aumento de investimentos em hospitais, profissionais e centros de diagnósticos”.

Para atender esse mercado, o Santander construiu um plano de negócio apoiado no tripé “Oferta de Valor & Modelo de Atendimento & Comunicação”, partindo então para execução comercial na abordagem junto aos clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica, através da força da sua Rede e segmentos.

“Foi um verdadeiro trabalho de equipe que mobilizou várias áreas do banco do Varejo ao Atacado, Segmentos PF e PJ, Produtos, Financeira, GETNET, Marketing, Crédito, Atendimento, entre outras”.

Atualmente, o Santander possui uma participação de mercado na ordem de 25% entre os clientes-médicos do país, considerando a base do Conselho Federal de Medicina (CFM). Gonçalves revela que o maior porcentual de participação de mercado por Estado ainda é São Paulo (43%), seguido por Rio de Janeiro (31%).

“Mas ainda há um Brasil inteiro para se explorar. Assim como o Banco está investindo na interiorização de suas operações, o segmento de Saúde acompanha esse movimento e avança nas regiões fora eixo RJ-SP-Sul. Temos também relevante participação nas folhas de pagamento, bem como na prestação de serviços, empréstimos e investimentos”, acrescenta o diretor.

Atuação integrada
O mercado de saúde possui mais de 300 mil empresas, com 6,1 mil hospitais, cerca de 1,2 mil operadoras de saúde, 22 mil empresas de diagnóstico e exames laboratoriais, gerando cerca de 3 milhões de empregos diretos.

Para atender a Saúde, Gonçalves explica que o Banco possui agências estrategicamente posicionadas nos locais de concentração de instituições de Saúde e médicos; 160 gerentes vocacionados, número crescente, com concentração de clientes médicos em suas carteiras; soluções e produtos que se adequam à rotina peculiar do médico, como ser um banco internacional com filiais em vários países e saque em dólar em ATM e transferências para o Reino Unido online, caso participe de um congresso no exterior; horário estendido nas agências e nas assessorias financeiras. O médico entra no banco no segmento Select, o que propicia uma oferta e atendimento diferenciados.

“Quando falamos em ser o banco da Saúde e também dos médicos estamos pensando justamente em participar dos momentos mais importantes. Só um banco que conta com uma operação completa dedicada a esses profissionais é capaz de oferecer tudo o que eles precisam para construir e consolidar o seu patrimônio com segurança, rentabilidade competitiva e excelência nos serviços”, explica Gonçalves.

O Santander sempre se coloca para os clientes como um banco completo, tendo como uma fortaleza a integração e sinergia entre o Varejo e Atacado, construindo relações duradouras.

Foco nos estudantes
Em número de médicos, o Brasil é o quarto colocado mundial, com 452 mil profissionais, e a projeção para 2020 é que a cada ano 32 mil estudantes se formem em medicina no Brasil. Diante desses números, além de ter como público-alvo médicos, folha de pagamentos das empresas e unidades de saúde, o Banco apresenta um atendimento diferenciado para os universitários.

“Por exemplo, o estudante de medicina já começa no Santander como cliente Van Gogh, independentemente de sua renda ou investimento. Ele pode concorrer a bolsas de estudos do Santander Universidades em escolas do mundo todo e fazer a Carteira Mundial do Estudante (ISIC) sem custo. A conta corrente dele tem 80% de desconto no pacote de serviços e o estudante possui condições e taxas diferenciadas em produtos de CDC, seguros, crédito imobiliário e investimentos, além do acesso aos cartões de crédito Play e 1|2|3”, explica o diretor de Governos & Instituições do Santander Brasil.

Além disso, o Banco oferece o Financiamento Graduação, dedicado especialmente aos alunos de medicina com o objetivo de oferecer condições especiais com taxas diferenciadas. “A nossa liderança como Instituição financeira nas Universidades, no Brasil e no mundo, cria um vínculo forte com o universitário de medicina desde o início da sua vida profissional, certamente um diferencial para o Santander.”

Empréstimos e financiamentos
Sérgio Gonçalves revela que, em 2018, foram registrados movimentos importantes no setor, como Ofertas Públicas de ações de grandes companhias, a exemplo de empresas como Hapvida, Intermédica, Alliar, bem como fusões e aquisições no setor.

O Santander propicia um atendimento diferenciado para as grandes corporações, atuando desde as demandas transacionais do dia dia , até as soluções mais estratégicas, como financiando a expansão, Advisor em M&A e Mercado de Capitais.

Temos um portfolio completo de alternativas de empréstimos e financiamentos para PF e PJ, de todos os portes, com expressiva atuação. “Em nossa financeira temos uma importante carteira de financiamentos de equipamentos para saúde, atuando também junto aos grandes fabricantes”, explica Gonçalves “Saúde é o nosso foco e queremos ser o Banco do setor no país, participando do seu crescimento, contribuindo para que pessoas e negócios prosperem”, conclui.

Dentro dos hospitais
Hoje, o Banco Santander possui 168 agências e postos de atendimento bancários (PABs) vocacionados em Saúde espalhados no país, sendo 85 PABs dentro de hospitais e operadoras de saúde e 82 caixas de autoatendimento dentro de instituições de Saúde.

Esta matéria foi publicada na 57ª edição da revista Healthcare Management.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS