Santa Casa de Chavantes busca Acreditação Internacional ACSA

Obter a acreditação hospitalar está entre os objetivos para serviços de Saúde que buscam reforçar sua credibilidade perante os pacientes. A certificação atesta o comprometimento da instituição com rigorosos padrões de segurança e qualidade, assegurando a entrega do melhor atendimento possível. Além disso, desempenha a padronização de processos, visando a excelência e a redução de erros nos cuidados ao paciente, enquanto promove maior eficiência da equipe e minimiza custos desnecessários nos serviços de saúde.

Sendo assim, necessárias para acesso a recursos e financiamento, impulsionando a melhoria contínua e a excelência operacional dentro da organização.

A obtenção da Acreditação teve um impacto significativo nas práticas de atendimento e gestão da Santa Casa de Chavantes. Após conquistar a Acreditação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação) no final do ano passado, tornando-se a quinta Santa Casa de São Paulo a obter essa certificação, a Santa Casa de Chavantes está avançando em seu compromisso com a qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Neste momento, a instituição inicia a jornada rumo à Acreditação Europeia da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), uma certificação reconhecida internacionalmente pela ISQua (International Society for Quality in Health Care).

Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da Santa Casa de Chavantes.

“O principal objetivo ao buscar a Acreditação Europeia da ACSA é alcançar reconhecimento internacional pela nossa qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Isso se alinha com a atual visão de expansão e aprimoramento da Santa Casa. O que é um compromisso com a prestação de serviços de saúde de padrões elevados e com a busca sempre contínua pela qualidade”, afirma Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

No entanto, para conquistar o reconhecimento desejado, desafios precisam ser superados, como a adaptação aos requisitos rigorosos, mudanças organizacionais, treinamento da equipe e garantia da conformidade com os padrões exigidos. “Para alcançar a acreditação, estamos trabalhando 24 horas com um planejamento cuidadoso. Há investimento em recursos humanos e materiais, e a inclusão de uma cultura organizacional focada na melhoria contínua, o que já começou quando conquistamos a certificação da ONA”, destaca o gestor.

Influência

Como pioneira no Brasil a dar início ao processo de obtenção da Acreditação Europeia da ACSA, a Santa Casa de Chavantes está estabelecendo novos padrões em serviços de saúde. Essa iniciativa reforça sua credibilidade como instituição, atraindo não apenas pacientes, mas também profissionais e parceiros estratégicos, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Conforme ressaltado pelo presidente da Santa Casa de Chavantes, a instituição está concentrando esforços na melhoria contínua de diversas áreas da prestação de serviços de saúde, incluindo gestão de riscos, segurança do paciente, governança clínica e qualidade dos cuidados. “Embora muitas dessas medidas já estejam em prática há algum tempo, agora estão sendo intensificadas para atender aos rigorosos padrões exigidos pela ACSA”, explica.

“A obtenção da Acreditação Europeia da ACSA representa uma oportunidade significativa para atração de investimentos futuros e fortalecimento de parcerias. Investidores e parceiros potenciais reconhecerão a Santa Casa de Chavantes como uma instituição de saúde de renome, o que aumentará as oportunidades de colaboração e investimento. Com um compromisso demonstrado com a seriedade, responsabilidade e qualidade, a credibilidade da instituição continuará a crescer, garantindo que os recursos sejam direcionados de maneira eficaz e transparente”, reforma o presidente.

Expansão

No que diz respeito aos investimentos, a Santa Casa de Chavantes tem planos ambiciosos, incluindo a expansão da infraestrutura, a aquisição de tecnologias médicas avançadas, a ampliação da equipe médica e a oferta de novos serviços especializados. Esses investimentos são cuidadosamente direcionados com base nas necessidades da comunidade e nas oportunidades identificadas no mercado.

“A instituição também reconhece a importância de aplicar reforço no aprimoramento de sua equipe. Por meio de pesquisas regulares para identificar pontos fortes e áreas de melhoria, a gestão da Santa Casa de Chavantes trabalha em estreita colaboração com os usuários do serviço para impulsionar mudanças transformadoras. Além disso, oferece uma variedade de programas de treinamento e desenvolvimento para seus colaboradores, garantindo que estejam preparados para oferecer os mais altos padrões de cuidados de saúde à comunidade que servem”, finaliza.

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS