Com o décimo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e população de pouco mais de 9,5 milhões de pessoas (1,65 milhão somente na capital, Recife), o estado de Pernambuco é uma joia da região Nordeste, com destaque às suas belezas naturais, ao patrimônio histórico, à multiplicidade cultural e ao potencial econômico.
Um capítulo importante na história do desenvolvimento pernambucano vem sendo traçado por uma das principais instituições de Saúde do estado: a Unimed Recife. Com 48 anos de atuação em PE, a instituição hoje é formada por 2,1 mil médicos cooperados; 3,2 mil colaboradores e 210 mil clientes.
A cooperativa possui três hospitais próprios: o Hospital Unimed Recife I, o Hospital Geral Materno Infantil (HGMI) e o Hospital Unimed Recife III, acreditado internacionalmente com a Certificação Canadense, e reconhecido com o nível 7 da HIMSS Analytics, tornando-se o primeiro hospital 100% digital da América Latina. A rede própria da instituição conta também com dois pronto atendimentos (Boa Viagem e Olinda), quatro Centros Médicos (Paissandu, Vitória, Cabo e Igarassu), laboratório próprio (o LabUni), e ambulatório, além de serviços de oncologia, neurocirurgia adulta e infantil, tratamento de dores crônicas, cuidado aos idosos e estímulo à amamentação.
“A Unimed Recife disponibiliza também aos clientes um APP exclusivo, pelo qual é possível acessar o guia médico, obter informações personalizadas sobre a rede hospitalar, marcar consultas, ver resultados de exames, entre outros recursos”, ressalta Maria de Lourdes Corrêa de Araújo, presidente da Unimed Recife.
ÍNDICE DE SATISFAÇÃO
O maior fruto do trabalho de quase cinco décadas da Unimed Recife é o reconhecimento dos usuários. Em 2019, o índice de satisfação da instituição foi de 89,4%, conforme resultado apontado em pesquisa realizada pela operadora para atender a uma exigência do Programa de Qualificação de Operadoras, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O estudo também revelou que 98% dos entrevistados recomendariam a Unimed Recife para familiares e amigos.
Para atingir excelência em atendimento, a Unimed Recife investe em cursos de certificação internacional para as equipes médicas das unidades próprias, bem como em capacitações para os colaboradores das áreas assistencial e administrativa. Mas a Unimed Recife também está dedicando recursos na modernização e ampliação da rede própria, e em tecnologia.
INVESTIMENTOS
A cooperativa tem realizado investimentos em duas importantes áreas: infraestrutura, com a nova estrutura da unidade de Olinda, a inauguração de um novo hospital [a quarta unidade hospitalar própria], a ampliação da rede própria de laboratório [LabUni, com novas unidades de coleta], entre outras ações; e tecnologia, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em todos os serviços, assim como disponibilizando aos clientes novas funcionalidades do APP Unimed Recife. A presidente da Unimed Recife destaca que a nova unidade de Olinda é moderna e terá funcionamento de 24h. Outra novidade da instituição é o plano UniRede Recife: “lançado em agosto de 2019, já se tornou um sucesso de vendas”, sublinha a executiva.
Maria de Lourdes frisa ainda que o foco central tem sido na manutenção da saúde, especialmente no cuidado customizado do paciente com doenças crônicas. “Trabalhar com prevenção é investimento”, pontua. De acordo com ela, todas as ações realizadas pela instituição são acompanhadas de perto, com apresentação e análise de resultados semestralmente. “Seguimos o nosso Planejamento Estratégico para acompanhar e avaliar os resultados e darmos andamento às diretrizes propostas. No atual cenário, temos trabalhado com coragem para investir na Unimed Recife do futuro.”
Esta e outras matérias você confere na edição 65 da Revista Healthcare Management!