Parceria do Hospital Brasília Unidade Águas Claras com a Go Ahead IT busca automatizar processos internos

Parceria do Hospital Brasília Unidade Águas Claras com a Go Ahead IT busca automatizar processos internos da unidade

O modelo INFRAM – HIMSS Analytics Infrastructure Adoption Model estabelece métricas internacionais de infraestrutura e tecnologia para a saúde e é referência para diversas instituições.

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras, da Rede Ímpar, passou por uma automação de seus processos para promover melhora na infraestrutura, qualidade e humanização do atendimento, além de se alinhar com o modelo HIMSS.

Isso permite que a unidade receba as mudanças nas tecnologias em saúde, reduza os riscos cibernéticos e de infraestrutura, além de proporcionar um ambiente coeso de colaboração na rede interna do hospital.

Realizado em parceria com a Go Ahead IT, a automação também permite unificar os canais de comunicação em um só sistema, eliminar o uso de papel na unidade e contribuir para o organograma funcional do hospital.

O diretor comercial da Go Ahead IT, Fabio Pareja, explica que, naturalmente, encontraram desafios no processo.

Go Ahead IT
Diretor comercial da Go Ahead IT, Fabio Pareja.

“Sabemos que existe desconforto natural com relação a mudanças em processos consolidados de trabalho. Foi fundamental o sincronismo entre as equipes de infra, desenvolvimento, sistemas e o time assistencial durante as fases de implantação.”

A diretora de operações do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Charmany Galiza, concorda com ele.

Diretora de operações do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Charmany Galiza.
Diretora de operações do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Charmany Galiza.

“Mudar o modelo de trabalho é sempre muito difícil e aquela percepção de que “sempre fiz assim e continuarei fazendo é algo que está sendo quebrado diariamente nos profissionais da área de saúde. Hoje já é um consenso que, sem domínio e abertura para as novas tecnologias, não há espaço para evolução e melhoria. Nossos profissionais já entendem que a informação e processos são mais eficientes e seguros com as ferramentas que temos”, explica.

Sistema Go Ahead IT

O Hospital Brasília Unidade Águas Claras conta com um sistema 360º que automatiza e proporciona visibilidade a alguns processos como transporte de pacientes, higienização de leitos, central de serviços e códigos de emergência, utilizando infraestrutura de rede e recursos de identificação e localização.

Pareja elucida que o sistema foi pensado enquadrado no contexto dos hospitais.

“Nossos especialistas imergiram nas áreas de operação e assistência, buscando identificar detratores de tempo e eficiência. Os principais pontos identificados foram avaliados por um comitê formado pelas lideranças das áreas e diretorias médica e operacional do hospital.”

Diferente de outras opções existentes no mercado, o sistema da desenvolvedora de soluções tecnológicas é universal, pois não exige a utilização de dispositivos proprietários e pode ser integrado com a maioria dos prontuários e sistemas de gestão hospitalar.

Segundo Pareja, o propósito do sistema é ajudar as empresas a melhorarem a comunicação e colaboração entre sua equipe, parceiros e clientes.

“Essas soluções permitem que os usuários colaborem remotamente, independentemente da localização geográfica, do dispositivo ou da plataforma que estejam usando. Além disso, são projetadas para serem fáceis de usar e oferecer uma experiência de colaboração intuitiva, independentemente do local ou dispositivo”, explica o diretor comercial da Go Ahead IT.

Leia essa e outras reportagens exclusivas na edição 86ª da revista Healthcare Management, clicando aqui!

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS