Um investimento de R$ 1,2 milhão, oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), viabilizou a aquisição e entrega do novo mamógrafo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A inauguração foi na manhã desta terça-feira, 22, e contou com a presença do presidente da estatal, Arthur Chioro.
Com imagens de alta resolução, o mamógrafo proporciona visualizações detalhadas e precisas das mamas, tendo capacidade para operar com baixas doses de radiação e com software de detecção automatizada. A nova aquisição substitui o equipamento anterior, proporcionando melhoria da qualidade e aumento da capacidade dos serviços prestados. A média mensal de atendimentos, que é de 200 exames, será ampliada em 20% desse número (240 exames).
A entrega também compõe a comemoração do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, conforme destacou Arthur Chioro. O gestor explicou que 95% dos casos da doença podem evoluir para a cura quando o diagnóstico é rápido e a intervenção é qualificada.
“Este mamógrafo é um potente aliado no combate ao câncer de mama, disponibilizado para a sociedade do Maranhão já que esse Hospital Universitário é referência não só para São Luís, mas para 217 municípios atendidos aqui. É mais um instrumento na linha de enfrentamento da prevenção e do diagnóstico precoce e que vai defender a vida”, disse.
Diagnóstico moderno
O mamógrafo tem capacidade para realizar biópsias guiadas por imagem e conta com um design ergonômico. Com isso, o HU-UFMA vai oferecer exames mais completos e mais conforto, especialmente para pacientes com mobilidade reduzida.
Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, otimizar os processos hospitalares para elevar o padrão de qualidade no cuidado com a saúde da mulher é uma conquista para a instituição e, principalmente, para a sociedade, refletida na entrega deste equipamento.
Também presente no evento, o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, mencionou a importância das parcerias entre o estado e o Hospital nesta oferta de assistência qualificada: “Quanto mais pudermos avançar na construção e nessa conexão, quem tem a ganhar é a população maranhense, respeitando o campo de conhecimento universitário, mas sobretudo pensando na assistência à saúde”.
Na oportunidade, a comitiva conheceu a estrutura do serviço em que o mamógrafo foi instalado e visitou outros espaços do HU-UFMA. Estiveram presentes os membros do Conselho Executivo da Ebserh; o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva; o assessor Institucional da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho; entre outras autoridades, chefias e profissionais do HU-UFMA.
Leia mais:
Inclusão de prótese na tabela do SUS permite avanços na área da Hemodinâmica do HU-UFMA
HU-UFMA realiza procedimento endoscópico inédito pelo SUS no Maranhão