Transformando o futuro da Saúde com o projeto Design do Futuro

Iniciativa da Fundação Padre Albino tem investimento significativo em inovação, tecnologia e ampliação da área física

A Fundação Padre Albino (FPA), instituição filantrópica de Catanduva-SP, está impulsionando a gestão hospitalar no Noroeste Paulista com o projeto Design do Futuro, que prevê avanços em inovação, tecnologia e infraestrutura. Sob a presidência de Reginaldo Donizeti Lopes, a iniciativa busca transformar o atendimento à saúde na região por meio de mudanças estratégicas e estruturais, reafirmando o compromisso da FPA com a excelência e o impacto social.

Design do Futuro: inovação e humanização

O projeto de modernização dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos é reflexo do compromisso da Fundação com a excelência no atendimento e ampliação contínua dos seus serviços. Com foco na integração de tecnologia, inovação na gestão e na humanização do atendimento, a Fundação Padre Albino está investindo em infraestrutura e sistemas que transformarão a forma como os serviços de saúde são prestados na região.

Primeiro movimento: a remodelação do Hospital Padre Albino

O primeiro grande movimento do projeto foi a remodelação da recepção do Hospital Padre Albino. A nova recepção foi planejada para proporcionar ambiente mais acolhedor e confortável para pacientes e visitantes, com destaque para a manutenção da arquitetura original de sua construção. As melhorias incluem novos elevadores de acesso aos cinco andares de internação, modernização da Maternidade, espaço de Serviço Social mais acessível e moderno, além de nova recepção com guichês de atendimento e controle eletrônico, facilitando o fluxo de pacientes e otimizando o atendimento. A área também conta com novo espaço gourmet e jardinagem externa, tornando o ambiente mais agradável e humanizado.

Segundo movimento: novo prédio do Hospital Padre Albino

Fundação Padre Albino

O segundo movimento, a construção do novo prédio do Hospital Padre Albino, que abrigará áreas de alta complexidade, como Pronto Atendimento, Hemodinâmica, Medicina Nuclear, Unidade do Coração, anfiteatros modulares e consultórios. Este novo espaço será conectado ao complexo já existente por meio de passarela aérea, facilitando a integração dos serviços já oferecidos com as novas estruturas, permitindo o tráfego ordenado e privativo de pacientes e serviços. Com a implementação de equipamentos de ponta, o novo prédio visa fortalecer a capacidade de atendimento da instituição, oferecendo aos pacientes atendimento mais eficiente, ágil e seguro.

Terceiro movimento: ampliação do Hospital Emílio Carlos

O terceiro movimento do projeto envolve a ampliação do Hospital Emílio Carlos, com a construção de novo prédio dedicado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 novos leitos, Central de Materiais Esterilizados, Hemodiálise, Almoxarifado com tecnologias de processamento e distribuição e Laboratório de Simulação Realística para a área de Educação da Fundação Padre Albino, reconhecida nacionalmente pelo curso de Medicina Unifipa/Fameca. Este movimento destaca o comprometimento da FPA com a educação e capacitação constante dos profissionais de saúde. A sala de simulação será espaço fundamental para desenvolver habilidades e conhecimentos, garantindo que estejam sempre preparados para oferecer o melhor atendimento.

A reestruturação tecnológica: o sistema de gestão hospitalar Tasy

Para complementar a transformação estrutural, a Fundação Padre Albino está investindo também em reestruturação tecnológica significativa. A implantação do sistema de gestão hospitalar Philips Tasy, que integra o prontuário eletrônico do paciente, promete ser um marco na gestão da saúde na região. Esse sistema se torna a ferramenta central na Fundação, garantindo a segurança e a qualidade da assistência prestada, ao registrar com precisão cada anotação e procedimento, promovendo gestão mais eficiente e protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, integrando todos os setores, processos e unidades de atendimento da instituição.

Compromisso com a qualidade e a simplicidade

O projeto Design do Futuro integra o propósito da Fundação Padre Albino que é cuidar de pessoas e valorizar a vida, resolvendo os desafios da saúde de maneira mais estruturada, com qualidade para pacientes e colaboradores. “A estruturação e modernização dos processos visam garantir atendimento mais eficiente e humanizado. Com a implementação desses novos espaços, tecnologias e sistemas, a Fundação não apenas está se adaptando às necessidades atuais, mas também está transformando o futuro da saúde no Noroeste Paulista”, destaca o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Donizeti Lopes.

Fundação Padre Albino

Com 85% do atendimento voltado para os pacientes SUS, o compromisso com a excelência no atendimento e a inovação constante, aliados à integração de recursos humanos e tecnológicos, são a base para que a Fundação continue sendo referência na gestão da saúde. “O projeto Design do Futuro é mais do que um projeto de ampliação e modernização física dos hospitais. É uma visão estratégica para o futuro da saúde, com foco na qualidade do atendimento e na segurança dos pacientes”, conclui Lopes.

Leia mais

Diretoria executiva da Fundação Padre Albino demonstra resiliência e inovação

Fundação Padre Albino: Há 98 anos promovendo saúde, educação e assistência

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS