Fundação Padre Albino: Há 98 anos promovendo saúde, educação e assistência

A Fundação Padre Albino está presente há quase 100 anos onde a comunidade mais precisa. Instituição filantrópica, com dedicação e excelência administra unidades nas áreas da saúde, educação e assistência em Catanduva/SP, beneficiando 19 municípios do Noroeste Paulista. É materialização do sonho de Padre Albino, que chegou a Catanduva em 1918 e foi responsável pela instalação da Santa Casa, primeiro hospital da cidade, hoje Hospital Padre Albino, referência na assistência de Média e Alta Complexidade.

A Fundação Padre Albino faz parte da vida de mais de 320 mil pessoas.

Na Saúde 

O Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos e Hospital de Câncer de Catanduva atendem, em média, 80% via SUS, aliviando o sistema público de saúde; o Padre Albino Saúde/PAS aos seus beneficiários com consultórios próprios, ampla rede credenciada e Medicina Preventiva. A Fundação Padre Albino é, também, gestora do AME/Ambulatório Médico de Especialidades de Catanduva.

Na Educação 

A Fundação Padre Albino possui unidades de ensino desde os anos iniciais, passando pelo Ensino Fundamental, Médio e Técnico com o Colégio Catanduva e proporciona a continuidade na formação superior com o Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, que oferece 10 cursos de graduação, além de pós-graduação e projetos de pesquisa, obtendo altos índices de qualificação e conceitos, o que a coloca entre as melhores IES privadas da região e do Estado de São Paulo, tendo mais de 13.500 alunos graduados.

Na Assistência 

A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa idosa é garantida com o Recanto Monsenhor Albino, Instituição de Longa Permanência para Idosos/ILPI, satisfazendo necessidades de moradia, alimentação, saúde, convivência social e familiar.

Nos Valores

Com mais de 2,5 mil colaboradores, o projeto ‘Valores’, imprime o DNA profissional de cada membro com os pilares Comprometimento, Empreendedorismo, Profissionalismo, Respeito, Sustentação do histórico, Trabalho em equipe e Transparência.

A inclusão e diversidade também são aspectos destacados, com ambiente acolhedor, comprometido com a pluralidade. Essa postura, alinhada com a atualização constante do corpo profissional, através da educação permanente, destaca a sua preocupação com o desenvolvimento contínuo de suas equipes.

Na Transparência

Suas contas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Ministério Público e auditorias interna e externa independente; publica anualmente seu balanço patrimonial, assim como seu relatório anual de atividades com base no Selo ESG. Nas tomadas de decisões, a Diretoria Executiva conta com o respaldo dos Conselhos de Administração e de Curadores, compostos por pessoas de reconhecida competência da comunidade, que doam suas expertises nas decisões que têm único objetivo: a qualidade e excelência no cuidar de vidas. 

No Reconhecimento

As certificações e selos são emitidos com amparo legal e possuem a função de diferenciar as empresas/instituições que adotam práticas consideradas fundamentais dentro de determinados critérios. A Fundação Padre Albino e suas unidades conquistaram vários títulos, selos e reconhecimentos validando seu compromisso com a qualidade.

Tudo isso faz da Fundação Padre Albino uma instituição com elementos fundamentais para criar ambiente de trabalho positivo e cultura organizacional forte, comprometida com valores sólidos, inclusão, desenvolvimento profissional e excelência em atendimento com o propósito de cuidar de gente; valorizar a vida.

Honrando o legado de Padre Albino

Reginaldo Donizeti Lopes, Diretor-Presidente – Diretoria Executiva

A Fundação Padre Albino tem o compromisso contínuo com a missão de cuidar de vidas, aliado ao apoio dos mais de seus 2.500 colaboradores diretos.

Estamos em constante evolução, na busca pela excelência na prestação de serviços à comunidade.

Iniciamos o projeto SYNC, com a implantação do novo ERP de gestão em saúde Philips Tasy, tecnologia que interligará em rede nossas unidades, assim como prosseguimos com as obras de melhoria na infra-estrutura dos nossos hospitais, que estabelecem a união da modernidade com a humanização.

Os desafios não são poucos. Enfrentamos problemas financeiros com a defasagem da tabela do SUS há mais de 13 anos e o laço comunitário foi o combustível para nos manter firmes e progredir. É assim que, em meio à brasa do caos, fortalecemos conexões com apoios e aportes. A grandiosidade e a relevância dos trabalhos desenvolvidos só são possíveis graças ao apoio de parceiros comprometidos e generosos que apertam o laço da solidariedade e cidadania.

Hoje seguimos o sonho do nosso patrono, Padre Albino, que queria oferecer serviços de qualidade e as boas práticas para todos, independentemente de credo, cor ou condição social, preferencialmente os mais pobres. 

Os tempos mudaram, a ciência se desenvolveu, mas homens e mulheres que dão vida à Fundação Padre Albino honram esse legado diariamente em cada rosto acolhido, em cada tratamento, em cada alta recebida… em cada nova oportunidade de crescimento e aprendizado”.

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS