Letícia Turim integra os 100 Mais Influentes da Saúde de 2025 após seu primeiro ano à frente do Grupo Chavantes
Após doze anos de atuação no Grupo Chavantes, Leticia Bellotto Turim assumiu, em 2025, a presidência da instituição. E neste primeiro ano, sua gestão colecionou importantes avanços, como a consolidação e expansão do grupo que, hoje, é a 8ª maior Organização Social de Saúde do Brasil, responsável por mais de 30 projetos em seis estados.
Os avanços da nova liderança foi reconhecida por diversas vezes neste ano, como ser reconhecida entre as instituições eleitas Excelência da Saúde de 2025 pelo Grupo Mídia, na categoria Filantropia. Além disso, Letícia despontou pela primeira vez na lista dos ganhadores do prêmio 100 Mais Influentes da Saúde de 2025.
“Receber esse reconhecimento é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade. É um lembrete de que cada decisão tomada no campo da gestão em saúde tem impacto direto na vida das pessoas. Encaro essa nomeação como uma oportunidade de continuar contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais justo, eficiente e acessível”, ressalta Letícia.
A presidente reafirma que seu maior propósito é contribuir para um modelo de gestão pública em saúde que seja eficiente, transparente e centrado nas pessoas. “Quero deixar o legado de uma atuação que fortaleça o SUS e mostre que é possível aliar resultados, responsabilidade social e cuidado humanizado. Mais do que construir uma trajetória individual, acredito que o verdadeiro legado é formar equipes e instituições capazes de manter esse compromisso de forma contínua.”
“A liderança na saúde precisa ser inspiradora, mas também prática e comprometida com resultados. É fundamental unir visão estratégica com sensibilidade humana, especialmente em um setor que lida diariamente com vidas. Acredito que liderar é criar condições para que equipes multipliquem o propósito institucional e sejam protagonistas das mudanças que o sistema público de saúde exige.”
Avanços
A implementação de um modelo de governança baseado em dados e tecnologia tem sido fundamental para a evolução da instituição. “Investimos em sistemas integrados de gestão e em programas de capacitação contínua, que fortalecem a cultura de eficiência e transparência. Essa inovação trouxe mais agilidade na tomada de decisões e maior controle dos resultados, fortalecendo nossa capacidade de atender com excelência as demandas do SUS”, ressalta.
O Grupo Chavantes tem investido fortemente em transformação digital, por meio de adoção de ferramentas de gestão inteligente, ampliando o uso de telemedicina e automatizando processos administrativos. Essa modernização não é apenas tecnológica, ela envolve também uma mudança cultural, com equipes mais preparadas para lidar com desafios complexos e com foco em resultados sustentáveis e humanizados.
“Acredito que a integração entre tecnologia, gestão eficiente e humanização será o principal vetor de transformação do setor de saúde. A digitalização dos processos, o uso de inteligência artificial e a análise de dados em tempo real vão aprimorar a tomada de decisões e a qualidade da assistência. No entanto, essas inovações só terão impacto positivo se vierem acompanhadas de uma gestão comprometida com a equidade e o acesso. O futuro da saúde pública passa por equilibrar inovação tecnológica e responsabilidade social.”
Perfil
Leticia Bellotto Turim é advogada especializada no terceiro setor. Além de estar à frente do Grupo Chavantes, Letícia também é Assessora jurídica do Comitê das Organizações Sociais de Saúde (COSS/FEHOSP); Secretária filantrópica da AHOSP – Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo e Diretora comercial da FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Acesse esta e outras reportagens especiais na 9ª edição da Revista Gestão Primme!















