Da concepção à construção, Hospital Unimed Concórdia promete elevar os padrões de atendimento na região

A região oeste do estado de Santa Catarina está prestes a ganhar um novo complexo hospitalar para atender às necessidades de Saúde da população. Com 93% da obra concluída, o projeto do hospital Unimed Concórdia abrange 19 mil m², 81 leitos, 8 salas cirúrgicas, 6 elevadores, 379 vagas de estacionamento e diversas instalações especializadas.

A entrega oficial está programada para o primeiro semestre de 2024, com o início das atividades previsto para o final do mesmo ano. O presidente do Grupo Unimed Santa Catarina, Sérgio Malburg Filho, destaca a importância dessa conquista, ressaltando que a conclusão do hospital é possível graças à união das Cooperativas Singulares de todo o estado, integradas pela Federação Unimed SC. “O empreendimento representa a força do cooperativismo Unimed em Santa Catarina, atendendo aos anseios e necessidades da região Oeste Catarinense”.

Unimed Concórdia
Presidente do Grupo Unimed Santa Catarina, Sérgio Malburg Filho.

Os pontos considerados no investimento foram essenciais para atender à demanda da região. A quantidade de clientes e médicos cooperados da Unimed Concórdia influenciaram diretamente no tamanho da obra. Além disso, a complexidade dos procedimentos realizados na região, desde consultas simples até cirurgias avançadas, foi levada em conta. “A expectativa é de que a construção do hospital resulte na ampliação do número de clientes da Unimed e em novas parcerias, fortalecendo ainda mais a presença da cooperativa na região”.

“A rede própria das Unimed preza pela qualidade das instalações, para o atendimento humanizado e resolutivo dos que nos confiam a sua saúde, de seus familiares ou colaboradores de suas empresas. Também pensando nisso e na realidade local, o funcionamento do hospital será feito de forma gradativa, com todos os cuidados, conforto e segurança aos pacientes, à equipe técnica e aos médicos”.

Segundo o presidente da cooperativa Catarinense, muitos cuidados foram tomados no projeto arquitetônico, para atender as necessidades de uma obra da grandeza do Hospital Unimed Concórdia. “Podemos citar que todas as fachadas úteis do prédio têm ventilação, iluminação natural e, principalmente, visuais. Quando nós optamos em fazer a construção alinhada com o nível da rua, tínhamos a finalidade de deixar o hospital solto no espaço, cuidando das funcionalidades construtivas. Assim, garantimos a qualidade das instalações, sem obstáculos visuais na implantação do prédio no terreno”, explica.

Malburg Filho pontua que o grande destaque para a atmosfera acolhedora do hospital é a relação do prédio com uma praça frontal, para que as pessoas possam acessar os serviços de forma humanizada. “O espaço previsto para o Pronto Atendimento, o espaço do ambulatório e a própria entrada principal do hospital, por exemplo, têm acessos diferenciados, para acolher aqueles que buscam os serviços médico-hospitalares. A praça, então, é o grande elemento de integração e articulação com a cidade e o entorno”.

Além da atenção máxima com a instalação de equipamentos de ponta para os cuidados dos pacientes, assim como soluções de inovação que resultem em mais segurança na assistência, a Unimed está cuidando para garantir um parque tecnológico moderno e eficiente. “Nós teremos uma condição muito peculiar aos hospitais do Sistema Unimed, que é o conceito “one stop shop”, com portas de serviços para pacientes internos e externos. Assim, o paciente que precisa fazer um exame, por exemplo, pode ter acesso ao prédio sem entrar no ambiente hospitalar, propriamente dito. Nós fizemos, então, um hospital que não é internalizado, para garantir a resolutividade do atendimento ao cliente, com o melhor desfecho de suas necessidades de saúde”, completa.

Construindo o futuro da Saúde em Santa Catarina

Unimed Concórdia
Felipe Dias Batistela, Coordenador de produção da Construtora Tedesco.

“O Hospital Unimed Concórdia é um grande marco na área da Saúde para o estado de Santa Catarina, principalmente para atender a grande demanda da região oeste do estado, sendo uma obra, a qual foi executada com muita responsabilidade, comprometimento e qualidade para atender os requisitos deste imponente projeto arquitetônico”, afirma Felipe Dias Batistela, Coordenador de produção da Construtora Tedesco.

O Coordenador de produção pontua que esta obra teve uma demanda específica de engenharia de valor, em que a Tedesco atuou fortemente na análise dos projetos do cliente, para proposições de alternativas que fossem positivas e atendessem a demanda da Unimed com a revisão de alguns escopos e especificações do projeto.

A obra da Unimed Concórdia tem um grande desafio devido ao relevo do terreno, sendo 5 pavimentos abaixo do nível térreo e mais 3 pavimentos acima do nível térreo. Dessa forma, ênfase na segurança foi evidente, com medidas preventivas implementadas durante todo o processo de construção.

“As escavações, contenções e fundações para execução do empreendimento foram um desafio e tiveram uma atenção especial para execução com total segurança, sem gerar qualquer ato inseguro em sua concepção”, pontua.

O coordenador de produção, Felipe Dias Batistela, destaca não apenas os feitos construtivos, mas também os desafios logísticos enfrentados em uma área afastada dos grandes centros. “A execução de uma obra com este porte na região oeste de Santa Catarina foi um grande desafio, pois como estamos afastados de grandes centros do estado catarinense, grande parte de recursos de materiais e mão de obra necessitaram um planejamento especial com mais de um fornecedor por atividade, para atender a demanda da obra. Isso gera uma energia em controle e planejamento muito grande para execução deste empreendimento que será um marco para região oeste catarinense”, completa.

Infraestrutura e sustentabilidade

Unimed Concórdia
Hospital Unimed Concórdia

Com uma base sólida de concreto armado, vedação em alvenaria e divisórias de gesso, o hospital destaca-se pelos revestimentos em cerâmica, pinturas e piso vinílico, proporcionando estética e praticidade. A verticalidade eficiente é complementada pela fachada inovadora, que inclui pele de vidro – glazing –, fachada ventilada e painéis termo isolantes. A diversidade de esquadrias em madeira, alumínio e metal também demonstra versatilidade.

“A infraestrutura completa, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, climatização e fornecimento de gases, atende às normas mais rigorosas. Detalhes como louças, metais e acabamentos hospitalares específicos destacam o compromisso da Tedesco com a funcionalidade e higiene. O empreendimento está sendo meticulosamente construído”, declara Batistela.

Segundo o Coordenador de Produção, a Tedesco incorporou elementos de sustentabilidade em todas as fases da construção. “Programas de gerenciamento de resíduos, estação de tratamento de efluentes, aproveitamento de águas pluviais e painéis solares para aquecimento de água são apenas alguns exemplos do compromisso da empresa com práticas construtivas sustentáveis. Temos todo sistema de QSM (Qualidade, Segurança e Meio-ambiente), onde são aplicados os programas de gerenciamento de resíduos durante toda execução da obra”, especifica.

Contribuição para o setor de Saúde

A Construtora Tedesco, com seu amplo portfólio e experiência em obras hospitalares, destaca-se como uma parceira estratégica no desenvolvimento, construção e operação de empreendimentos de Saúde em todo o país. A abordagem de gestão integrada e pré-construção, aliada à identificação constante das necessidades e expectativas do cliente, garante a excelência na entrega final.

“A Construtora Tedesco está em constante atualização e aperfeiçoamento de suas equipes com treinamentos e estudos técnicos, sempre buscando e aplicando uma melhoria contínua na execução de grandes empreendimentos do segmento da Saúde em todo território nacional. Cada vez mais a Tedesco tem implementado o uso de plataformas digitais para aprimoramento, gerenciamento e automatização dos processos internos de suprimentos, planejamento e execução de obras”, finaliza Batistela.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS